Sobre o ensino do conceito de massa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria De Melo e-
Autor(es): dc.contributorRosa, Felipe Siqueira de Souza da-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Fernando Iemini de Rezende-
Autor(es): dc.creatorBatista, Diogo Lucas Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762105-
Descrição: dc.descriptionO ensino de física usualmente não fornece definições precisas para os conceitos utilizados. Em larga medida isso é justificado, em virtude da abstração e dificuldade da formalização das teorias físicas. Contudo, muitas vezes acabamos indo na direção extrema oposta, com um foco operacional enorme em detrimento de discussões conceituais. Nessa monografia exploramos possibilidades para o ensino dos fundamentos da mecânica newtoniana através de exemplos e buscando equilibrar uma abordagem intuitiva com aspectos conceituais importantes geralmente não cobertos nos cursos tradicionais de mecânica, por exemplo discutindo o princípio do determinismo newtoniano e a conexão entre referenciais inerciais e as simetrias do espaço-tempo. Especial ênfase será dada ao conceito de massa. Seguiremos a construção de Mach para definição de massa e proporemos um experimento para tornar esta abordagem mais próxima das possibilidades de ensino em um curso introdutório.-
Descrição: dc.descriptionIn usual undergraduation courses in physics the concepts employed are not rigorously defined. This is justified due to the high level of abstractness involved whenever one tries to formalize physical theories. Nonetheless, we often end up in the opposite limit, with an exclusive focus on operational aspects of the applications instead of presenting more profound conceptual discussions. In this work we explore different approaches for teaching the foundations of Newtonian mechanics based extensively on examples and aiming at balancing an intuitive approach with important conceptual aspects that are not usually covered in textbooks, for example the Newtonian principle of determinism and the connection of inertial frames with the symmetries of spacetime. In this work, we will be specially concerned with the concept of mass. We follow Mach’s approach for its definition and we propose and experiment in order to bring this approach closer to the reality of an introductory course.-
Descrição: dc.description40 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Mecânica Newtoniana-
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Newton do movimento-
Palavras-chave: dc.subjectConceito de massa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de mecânica Newtoniana-
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Newton-
Palavras-chave: dc.subjectFundamentos da mecânica newtoniana-
Palavras-chave: dc.subjectMassa-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of Newtonian mechanics-
Palavras-chave: dc.subjectNewton’s laws of motion-
Palavras-chave: dc.subjectConcept of mass-
Título: dc.titleSobre o ensino do conceito de massa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.