Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Fernanda Ribeiro de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15465-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762084-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender o perfil e a função do profissional do profissional que lida com crianças e jovens com deficiências e outras necessidades educacionais, nas classes regulares de ensino. As bases metodológicas de nossa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa. Entendemos que pesquisas dessa natureza contribuem com as reflexões necessárias para compreender a realidade do atendimento educacional especializado levando em consideração o contexto social e político em que se localiza a instituição participante dessa pesquisa. Para tanto, o estudo necessitou de dois procedimentos metodológicos, a saber: pesquisa literária e estudo de campo. No estudo de campo foi realizada uma pesquisa com os docentes, por meio de um questionário estruturado contendo dezesseis questões. Com base nos dados coletados é possível dizer que o atendimento educacional especializado tal qual como colocado pelas diretrizes oficiais, ainda enfrenta inúmeros problemas-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo presenta un análisis teórico-reflexivo, sobre la educación inclusiva en el municipio de Maricá, especialmente el Colegio Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lugar de investigación. La investigación buscó entender el perfil y la función del profesional que se ocupa de los niños y jóvenes con discapacidad y otras necesidades educativas, en las clases regulares de enseñanza. Las bases metodológicas de nuestra investigación siguieron los principios de la investigación cualitativa. Entendemos que la investigación de esta naturaleza contribuye a las reflexiones necesarias para comprender la realidad de la atención educativa especializada teniendo en cuenta el contexto social y político en el que la institución que participa en este investigación. Para ello, el estudio requirió dos procedimientos metodológicos, a saber: la investigación literaria y el estudio de campo. En el estudio de campo, se realizó un estudio con los profesores, a través de un cuestionario estructurado que contiene dieciséis preguntas. Sobre la base de los datos recogidos es posible decir que la atención educativa especializada según las directrices oficiales todavía se enfrenta a numerosos problemas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducación-
Palavras-chave: dc.subjectInclusión escolar-
Palavras-chave: dc.subjectServicio educativo especializado-
Título: dc.titleAtendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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