O papel da arte de rua na produção da cidade-olímpica: os casos de Londres, Rio de Janeiro e Tóquio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.contributorFialho, Carlos Eduardo Machado-
Autor(es): dc.contributorHirata, Daniel Veloso-
Autor(es): dc.creatorLima, Laura Vieira Barreto de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762081-
Descrição: dc.descriptionA realização dos Jogos Olímpicos e todas as transformações urbanas decorrentes têm dividido opiniões no contexto urbano. A vontade dos governos nacionais em sediar as Olimpíadas encontra contradições em sua execução, ressaltando desigualdades e provocando contestações por parte da população civil. Este trabalho pretende explorar os significados trazidos pela cultura visual ligada ao megaevento em três cidades-sede contemporâneas: Londres – 2012, Rio de Janeiro – 2016 e Tóquio – 2020. Observando a centralidade da dimensão visual na experiência urbana contemporânea, analisamos a produção de arte de rua no período de preparação e realização dos Jogos e seus significados na construção de uma identidade visual nas três cidades-Olímpicas a partir das categorias: visualidade olímpica e contra-olímpica-
Descrição: dc.descriptionThe Olympic Games and all the resulting urban transformations have divided opinions in the urban context. The will of the national governments to host the Olympics finds contradictions in its implementation, highlighting inequalities and provoking contest and criticism by the civilian population. This work intends to explore the meanings brought by the visual culture linked to the mega-event in three contemporary cities: London - 2012, Rio de Janeiro - 2016 and Tokyo - 2020. Looking at the centrality of the visual dimension in the contemporary urban experience, we analyse the production of street art in the period of preparation and realization of the Games and their meanings in the construction of a visual identity in the three Olympic-cities, according to the categories: olympic visuality and counter-olympic visuality-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Olímpicos-
Palavras-chave: dc.subjectArte de rua-
Palavras-chave: dc.subjectCidade-olímpica-
Palavras-chave: dc.subjectArte de rua-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectOlimpíadas-
Palavras-chave: dc.subjectVisual culture-
Palavras-chave: dc.subjectOlympic Games-
Palavras-chave: dc.subjectStreet art-
Palavras-chave: dc.subjectOlympic-city-
Título: dc.titleO papel da arte de rua na produção da cidade-olímpica: os casos de Londres, Rio de Janeiro e Tóquio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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