Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Renata Vilanova | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, João Carlos Lutz | - |
Autor(es): dc.contributor | Rebello, Luiza Helena Boueri | - |
Autor(es): dc.creator | Côrtes, Lucas Rodine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7278 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762058 | - |
Descrição: dc.description | Este projeto propõe um jogo de tabuleiro que estimula o raciocínio lógico e estratégico além da criatividade cognitiva e deliberada de jovens que encontram-se no ensino médio para cima, com o intuito de ajudá-los a pensar de forma diferente e chegar a conclusões que não chegariam de forma padrão. O jogo permite aos jogadores, ao mesmo tempo que se divertem, exercitar seus cérebros de forma que pensem mais estrategicamente para se chegar a uma possível conclusão aos seus objetivos. Possui linguagem visual que pretende se adaptar a diversos públicos tentando seguir o caminho da simplicidade e o objetivo direto. A ideia do jogo é fazer com que os próprios jogadores criem o tabuleiro do jogo através de peças modulares de diferentes alturas nos quais representam a topografia do ambiente, e além disso, coloquem as paisagens que representarão aquele espaço dando assim mais liberdade para a imaginação trabalhar. O jogo possui diferentes personagens que podem ser alocados em diferentes peões em cada rodada, trazendo assim a possibilidade de uma estratégia diferente a cada rodada. Além disso, blefe e construção de baralho e gerenciamento de recursos fazem parte da estratégia do jogo | - |
Descrição: dc.description | This project proposes a board game that stimulates logical and strategic reasoning beyond the cognitive and deliberate creativity of young people meeting in high school upwards to help them think differently and reach conclusions that are not would arrive by default. The game allows players, while having fun, to exercise their brains so that they think more strategically to reach a possible conclusion to their goals. It has visual language that intends to adapt to different audiences trying to follow the path of simplicity and the direct goal and also pieces that can be adaptable to several different themes in some future. The idea of the game is to make the players themselves create the game board through modular pieces of different heights in which they represent the topography of the environment, and in addition, put the landscapes that will represent that space thus giving more freedom for the imagination. The game has different characters that can be allocated to different pawns in each round, thus bringing the possibility of a different strategy to each round. In addition, bluffing and building deck and resource management are all part of the game strategy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de tabuleiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade cognitiva e deliberada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio lógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Board game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive and deliberate creativity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logical reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategy | - |
Título: dc.title | Conquista: jogo de estímulo para a criatividade cognitiva e deliberada de jovens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: