A centralidade das ferrovias na Rede Global de Produção de minério de ferro no Brasil: circulação, monopolização e apropriação de espaços

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWanderley, Luiz Jardim de Moraes-
Autor(es): dc.contributorPinto, Raquel Giffoni-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Amanda Guarniere-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762057-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe uma análise das ferrovias como objeto geográfico estratégico para a Rede Global de Produção (RGP) de ferro e corporações envolvidas, sobretudo a Vale S.A. O texto conta com duas seções principais, além da introdução e conclusão. Discute inicialmente a centralidade das redes de transporte e da logística na atualidade das relações econômicas, seguindo para a análise de dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Por meio de gráficos que relacionam o volume de minério de ferro transportado pelas ferrovias com o exercício de poder, é discutida a monopolização da malha ferroviária brasileira para atender as demandas da indústria mineral. A segunda seção busca introduzir uma reflexão acerca das violações e impactos nos espaços cortados pelas ferrovias e outras estruturas logísticas. A análise é feita a partir de dados referentes às ocorrências de acidentes em cada malha, com discussões baseadas em comparações e cálculos de índices. Também são citados exemplos de danos materiais e imateriais sofridos pelas populações, chamando atenção para os habitantes desses espaços de circulação, que têm seus modos de vida atravessados por estas estruturas.-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes an analysis of railroads as a strategic geographic object for the iron Global Production Network (GPN) and the corporations involved, especially Vale S.A. The text has two main sections besides the introduction and conclusion. It initially discusses the centrality of transport networks and logistics in current economic relations, moving on to the analysis of data from the Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) and the Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Through graphs that relate the volume of iron ore transported by railroads with the exercise of power, we discuss the monopolization of the brazilian railroad network to meet the demands of the mineral industry. The second section seeks to introduce a reflection on violations and impacts on spaces cut by railroads and other logistical structures. The analysis is based on data referring to the occurrence of accidents in each network, with discussions based on comparisons and index calculations. Examples of material and immaterial damage suffered by populations are also brought, calling attention to the inhabitants of these circulation spaces, whose ways of life are crossed by these structures.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovias-
Palavras-chave: dc.subjectMinério de Ferro-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectCirculação-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovia-
Palavras-chave: dc.subjectMinério de ferro-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectRailroads-
Palavras-chave: dc.subjectIron Ore-
Palavras-chave: dc.subjectLogistics-
Palavras-chave: dc.subjectCirculation-
Título: dc.titleA centralidade das ferrovias na Rede Global de Produção de minério de ferro no Brasil: circulação, monopolização e apropriação de espaços-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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