Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Jéssica do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargens, Dayala Paiva de Medeiros | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Livia Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29197 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762044 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem como principal objetivo conhecer as histórias de letramentos de docentes que atuam nas salas de leitura do município de Itaboraí, no Rio de Janeiro, e levantar um questionamento acerca de possíveis imbricações com a formação de leitores do primeiro segmento do ensino fundamental. Além disso, também é um objetivo desta pesquisa apresentar a discussão teórica que embasou e que nos orientou durante a discussão e criação deste trabalho monográfico. Por isso, são utilizados os conceitos de língua, linguagem, letramentos, letramento literário, letramento docente, histórias de letramento e narrativas (auto)biográficas de forma mais específica. De maneira geral, o referencial teórico desta pesquisa se ampara em autores que discutem os letramentos. Ademais, para a realização desta monografia foi preciso se utilizar de diferentes métodos, sendo a narração (auto)biográfica das docentes atuantes nas Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares (SLBE) o elemento central deste trabalho, principalmente para pensarmos na conclusão do mesmo. Os resultados desta pesquisa monográfica evidenciam que conhecer as histórias de letramento das docentes se faz necessário para compreender a fundo o trabalho das docentes. | - |
Descrição: dc.description | This monograph has as main objective to know the literacy stories of teachers who work in the reading rooms of the city of Itaboraí, in Rio de Janeiro, and to raise a question about possible overlaps with the formation of readers of the first segment of elementary school. In addition, it is also an objective of this research to present the theoretical discussion that supported and guided us during the discussion and creation of this monographic work. Therefore, the concepts of language, language, literacies, literary literacy, teacher literacy, literacy stories and (auto)biographical narratives are used more specifically. In general, the theoretical framework of this research is supported by authors who discuss literacies. Furthermore, for the realization of this monograph it was necessary to use different methods, being the (auto)biographical narration of the teachers working in the Reading Rooms and School Libraries (SLBE) the central element of this work, mainly to think about the conclusion of it. The results of this monographic research show that knowing the literacy stories of the teachers is necessary to fully understand the work of the teachers. | - |
Descrição: dc.description | 65 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias de letramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salas de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa (auto)biográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Itaboraí (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy stories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading rooms | - |
Palavras-chave: dc.subject | (Auto)biographical narrative | - |
Título: dc.title | Histórias de letramento de professoras das salas de leitura de Itaboraí, RJ, e possíveis imbricações com a formação de leitores do primeiro segmento do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: