O Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorCPF:84030453791-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4-
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorTavares, Maria Tereza Goudard-
Autor(es): dc.contributorCPF:51504200772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703941P2-
Autor(es): dc.creatorReis, Maria Cláudia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20716-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762019-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho coletivo no cotidiano do CIEP Geraldo Reis, no bairro de São Domingos, em Niterói. Buscou compreender e identificar alguns dos principais desafios que se apresentam à produção e à execução de um projeto político-pedagógico. Objetivo este que envolveu a investigação de alguns fatos específicos: as disputas de poder, a produção e reprodução de culturas organizativas do fazer pedagógico, as ações, as re-ações e retroações, instituintes, como alternativas ao tradicionalismo e à dominação institucionalizadas que compõem o espaço-tempo da escola. Com base em uma metodologia de pesquisa participativa, que favorece o autoconhecimento, o processo investigativo procurou resgatar experiências que pudessem dar visibilidade aos objetivos propostos pela pesquisa. Os princípios norteadores nasceram da crença na escola como local privilegiado na formação de sujeitos comunitários e no fazer pedagógico como um fazer coletivo. As experiências narradas tentam expressar a luta e a defesa por um projeto de escola libertador para os alunos e as alunas das classes populares, que valoriza a integração e a cooperação entre os diferentes fazeres/saberes dos sujeitos envolvidos na elaboração das ações educativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectPrática educativa-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO Fazer Pedagógico como um Fazer Coletivo: desafios do cotidiano escolar na construção de uma proposta político-pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.