Ensino de Biologia e racismo: representação de corpos negros em coleções didáticas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorAyres, Ana Cléa Moreira-
Autor(es): dc.contributorViannay, Carine Valiente Costa-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Maicon-
Autor(es): dc.creatorLopes Neto, Jéssica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761993-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia se propõe a contribuir para o debate educacional sobre a inclusão da temática racial nas práticas curriculares escolares. Seu objetivo é caracterizar a representação imagética de corpos negros em quatro coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o ensino médio, com seis livros em cada uma delas, aprovados no PNLD 2021 de modo a contribuir para o debate sobre o combate ao racismo no âmbito do ensino dessa disciplina escolar. A escolha desses materiais curriculares se justifica porque desde os primórdios da organização da educação no Brasil, o livro didático figura como importante material pedagógico e curricular, utilizado no ensino médio e em outros níveis da educação básica. Como parte integrante do currículo escolar, seu processo de elaboração, organização e seleção dos conteúdos é palco de disputas de diferentes atores. No Brasil, atualmente, a política pública do Estado para avaliação, seleção e distribuição dos livros às instituições públicas de ensino é o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que substituiu o Programa Nacional do Livro Didático. Os requisitos governamentais para aprovação das coleções pelo programa têm íntima relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/1996), alterada em 2003 pela Lei 10.639/03, que coloca como obrigação curricular o ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições de educação básica do país. Tal alteração representa um compromisso governamental com a educação das relações étnico-raciais e o combate ao racismo, algo que inclui o PNLD. Como integrante do currículo escolar da educação básica, a Biologia que integra a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias também é parte desse compromisso, e, para além disso, entende-se que a mesma tem uma dívida histórica com os grupos étnicos subalternizados pelo racismo, visto que os conhecimentos biológicos tiveram papel crucial na legitimação desse sistema de opressão. A metodologia da pesquisa teve caráter quanti-qualitativo para analisar as coleções segundo quatro critérios: (1) número total de imagens; (2) tipos de imagem; (3) construção de categorias analíticas de modo qualitativo; (4) gênero sugerido nas imagens de corpos de pessoas negras. Os resultados desta pesquisa indicam a ínfima presença de imagens de corpos negros, totalizando 12% dentre todas as imagens representando pessoas dos 24 livros analisados. Diante do fato de que as coleções continuarão a ser usados nos próximos três anos nas aulas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tais resultados são inaceitáveis para coleções aprovadas pelo PNLD de 2021, quase duas décadas depois da aprovação da Lei 10.639/03. Os impactos que esta sub-representação negra causará nessa expressiva população estudantil precisam ser creditados ao silenciamento e à omissão dessas coleções, pois não mostram comprometimento com a educação para as relações étnico- raciais.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to contribute to the educational debate on including racial themes in school curricular practices to contribute to combating racism in teaching biology content. The choice of these curricular materials is justified because, since the beginning of education in Brazil, the textbook has been an important pedagogical and curricular material used in high school and other general education levels. As an integral part of the school curriculum, its elaboration, organization and selection of contents witness disputes between different actors. Currently, in Brazil, the State's public policy for evaluating, selecting, and distributing textbooks to public teaching institutions is part of the National Book and Teaching Material Program (PNLD), which replaced the National Textbook Program. The program's government requirements for the approval of collections are closely related to the Education National Guidelines (LDB 9,394/1996), amended in 2003 by Law 10,639/03, which places the teaching of Afro- Brazilian history and culture as a curricular obligation. This change represents a governmental commitment to the education of ethnic-racial relations and the fight against racism, including the PNLD. As part of the school curriculum, biology that integrates the Natural Sciences and its Technologies is also part of this commitment. In addition, it is understood that it has a historical debt with the ethnic groups subordinated by racism since biological knowledge played a crucial role in legitimizing this system of oppression. The research methodology had a quantitative-qualitative character to analyze the collections according to four criteria: (1) total number of images; (2) image types; (3) construction of analytical categories in a qualitative way; (4) gender suggested in the images of bodies of black people. This research indicates the negligible presence of images of black bodies, totaling 12% of all images representing people in the 24 analyzed books. Given that the collections will continue to be used for the next three years in classes in the area of Natural Sciences and Technologies, such results are unacceptable for collections approved by the PNLD of 2021, almost two decades after the approval of Law 10.639/03. The impacts that this black underrepresentation will cause on this expressive student population must be credited to the silencing and omission of these collections, as they do not show commitment to education for ethnic- racial relations.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação das relações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD 2021-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo nos livros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro e do Material Didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of ethnic-racial relations-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectTextbook-
Título: dc.titleEnsino de Biologia e racismo: representação de corpos negros em coleções didáticas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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