Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Di Maio, Angélica Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Wielfs, Marli Cigana | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Marcus Vinícius Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabino, Hullysses | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Renatha Martins da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27270 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761991 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo mostrar aos professores o potencial do uso e aplicação das Geotecnologias em sala de aula no ensino de Geografia. Para isso, foram realizadas etapas, sendo a primeira uma pesquisa com perguntas que buscam entender as dificuldades encontradas pelos docentes ao usar as ferramentas de geotecnologias e quais são os maiores entraves do ponto de vista deles, docentes atuantes no ensino regular brasileiro. As respostas foram descritas e analisadas ao longo dos capítulos a fim de que haja um debate para possibilidade de caminhos de melhora nesse cenário .Foram 48 participantes de escolas públicas e privadas em sua maioria do Estado do Rio de Janeiro A segunda etapa buscou trazer na prática o uso das Geotecnologias em sala de aula, assim como exemplo, o (Projeto Niterói Jovem EcoSocial) que a autora deste Trabalho de Conclusão participou na aplicação de geotecnologias em sala de aula, portanto, toda a metodologia utilizada foi exposta neste debate e apresentada de forma a construir um tutorial. Dessa forma, foi discutido sobre as potencialidades das Geotecnologias para o ensino de geografia, como podem ser favoráveis aos currículos escolares e principalmente, no mundo atual podem permitir uma aproximação com os estudantes. Compreendendo as dificuldades existentes nas tantas realidades das escolas brasileiras, as experiências compartilhadas neste debate com uso das ferramentas de geoinformação foram realizadas em um projeto social nas favelas do Rio de Janeiro com participantes em vulnerabilidade social. Link: https://storymaps.arcgis.com/stories/635f06c2a14d45f092c34a6124e0ec66 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to offer teachers the potential for the use and application of Geotechnologies in the classroom in the teaching of Geography. For this, steps were carried out: the first being a survey with questions that seek to understand the teachers' difficulties by using geotechnological tools and what are the biggest obstacles from their point of view, teachers working in regular Brazilian education. The answers were described and analyzed throughout the chapters so that there is a debate for the possibility of ways of improvement in this scenario. There were 48 participants from public and private schools, mostly from the State of Rio de Janeiro. The second stage seeks to bring into practice the use of Geotechnologies in the classroom, as an example, the (Niterói Jovem EcoSocial Project) that the author of this Conclusion Work participated in the application of geotechnologies in the classroom, therefore, all the methodology used was exposed in this debate and presented in a way to build a tutorial. In this way, it was discussed about the potential of Geotechnologies for the teaching of geography, how they can be favorable to school curricula and especially, in the current world they can allow an approximation with students. Understanding the difficulties existing in the many realities of Brazilian schools, the experiences shared in this debate with the use of geoinformation tools were carried out in a social project in the favelas of Rio de Janeiro with participants in social vulnerability. Link: https://storymaps.arcgis.com/stories/635f06c2a14d45f092c34a6124e0ec66 | - |
Descrição: dc.description | 65 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geotecnologias no Ensino de Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Survey123 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storymaps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geotecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Niterói Jovem Ecosocial | - |
Palavras-chave: dc.subject | geotechnologies in geography teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Survey123 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storymaps | - |
Título: dc.title | Uso potencial da cartografia e geotecnologias no entendimento do lugar de vivência: o caso do Projeto Niterói Jovem Ecosocial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: