Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Ana Cristina Bicharra | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:31237899422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4879977915136752 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zadrozny, Bianca | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33280712222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1058528453390010 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Clarisse Sieckenius de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33397111022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4031565135568125 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Bruno Norberto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17819 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761985 | - |
Descrição: dc.description | Every Web user is a potential knowledge contributor, but it is a challenge to make them devote their time contributing to some purpose. In order to align individual with social interests, I will present an extension of the CAPTCHA Web resource protection application to embed knowledge elicitation within the users' main task of accessing a Web resource. Consequently, unlike previous knowledge acquisition approaches, no extra effort is expected from users since they are already willing to use a CAPTCHA to perform some particular task. We present two applications of this mechanism: one that collects image labels from Web users, where experimental results suggest the feasibility of this approach, and another that collects textual transcriptions to auditory media. | - |
Descrição: dc.description | Qualquer usuário da Web é um voluntário em potencial para um procedimento de aquisição de conhecimento, contudo um grande desafio é convencer estes voluntários a colaborar altruisticamente, isto é, convence-los a doar seu tempo sem que recebam qualquer benefício imediato. De maneira geral, a tarefa de alinhar interesses individuais com os sociais requer incentivos artificiais por parte de um projetista. Neste trabalho, apresentamos uma nova ferramenta para aquisição de conhecimento da Web que por estar embutida em aplicativos indispensáveis para usuários, induz comportamentos cooperativos na saga de elicitação de semântica, especialmente para imagens. Nossa proposta se baseia na extensão dos mecanismos CAPTCHA para permitir aquisição de conhecimento de maneira invisível durante tarefas rotineiras da Web. Conseqüentemente, esta funcionalidade se distingue das abordagens anteriores por não exigir nenhum esforço extra por parte dos voluntários, além do esforço já solicitado pelo CAPTCHA. Duas aplicações deste mecanismo são apresentadas neste trabalho. Na primeira, coletamos conhecimento sobre o domínio de rotulamento de imagens, em conjunto com resultados experimentais que sugerem sua viabilidade. Outra aplicação é apresentada visando extrair transcrições de materiais com conteúdo auditório presentes na Web. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação | - |
Publicador: dc.publisher | Computação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | World wide web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | KA-CAPTCHA: uma oportunidade para aquisição de conhecimento na Web | - |
Título: dc.title | KA-CAPTCHA: An Opportunity for Knowledge Acquisition on the Web | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: