Sequência de ensino investigativa para o estudo de eletricidade no ensino fundamental: atividades experimentais e jogos lúdicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBemfeito, Ana Paula Damato-
Autor(es): dc.contributorSasseron, Lúcia Helena-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9128769203308914-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3576035801569264-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6233372216363346-
Autor(es): dc.creatorEscanilha, Thalita Leite de Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13270-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12073596703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761983-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho descreve uma sequência de ensino investigativa para o estudo de eletricidade no do ensino fundamental. A proposta apresentada está em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017) e tem como referência uma das três unidades temáticas, energia e matéria. A estrutura desse produto educacional é constituída por um manual do professor com orientações relacionadas às estratégias de ensino, mediante o uso de experimentos investigativos e materiais lúdicos ofertados para as aulas de ciências nesta etapa da educação básica. Atividades didáticas e dois jogos educativos, Trilha Elétrons e Dominelétrico, foram desenvolvidos para comporem essa sequência. A abordagem dos conteúdos ocorre a partir de uma situação-problema a ser solucionada em parceria entre professor e alunos, seguindo as ideias das sequências de ensino investigativas (SEI) propostas pelas educadoras Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron. O produto foi aplicado suscitando grande envolvimento dos educandos. Os resultados indicam que eles construíram conhecimento ao longo da aplicação da sequência didática. Estudos quantitativos e qualitativos foram realizados com o material produzido pelos estudantes e evidenciaram que o trabalho argumentativo e investigativo promove a construção de conceitos científicos e beneficia o ensino de ciências no ensino fundamental-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThe present work describes a sequence of investigative teaching for the study of electricity in elementary school.The proposal presented is in line with the Common National Curricular Base (BRAZIL, 2017) and has as its reference one of the three thematic units, energy and matter. The structure of this educational product is constituted by a teacher's manual with orientations related to the teaching strategies, through the use of investigative experiments and playful materials offered for science classes in this phase of basic education. Teaching activities and two educational games, Electron Track and Domineletric, were developed to compose this sequence. The approach of the contents comes from a problem situation to be solved in partnership between teacher and students, following the ideas of the investigative teaching sequences (SEI) proposed by the educators Anna Maria Pessoa de Carvalho and Lúcia Helena Sasseron. The product was applied, causing great involvement of the students. The results indicate that they built knowledge throughout the application of the didactic sequence. Quantitative and qualitative studies were conducted with the material produced by the students and showed that the argumentative and investigative work promotes the construction of scientific concepts and benefits the teaching of science in elementary school-
Descrição: dc.description143 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequência de ensino investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative teaching sequence-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElectricity-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Título: dc.titleSequência de ensino investigativa para o estudo de eletricidade no ensino fundamental: atividades experimentais e jogos lúdicos-
Título: dc.titleSequence of investigative teaching for the study of electricity in elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.