Bárbaras cenas: : ecos do holocausto brasileiro após a reforma psiquiátrica nos discursos sobre a cidade dos loucos e das rosas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Silmara Cristina Dela da-
Autor(es): dc.contributorSouza, Olímpia Maluf-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Ana Boff de-
Autor(es): dc.contributorOrrico, Evelyn Goyannes Dill-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Vanise Gomes de-
Autor(es): dc.creatorBergamini, Valéria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24832-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/POSLING.2019.d.04819168657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761954-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como proposta analisar o modo como se constituem os efeitos de sentidos do dito Holocausto Brasileiro após a Reforma Psiquiátrica no município de Barbacena, Minas Gerais, designada como Cidade dos Loucos e das Rosas. Assim, foram analisadas sequências discursivas acerca dos discursos sobre os Hospitais Psiquiátricos ainda existentes no município, com foco no imaginário que os constitui, bem como os discursos sobre a Reforma Psiquiátrica, manifestada pelos Serviços Substitutivos e complementares como o Museu e o Festival da Loucura. Analisamos, também, a influência da política local nesta (des)construção de sentidos sobre a loucura. A escuta foi feita por meio de dizeres do Jornal Correio da Serra, em circulação na cidade nos últimos 15 anos, a contar de 2001, ano em que entrou em vigor a Lei da Reforma Psiquiátrica no Brasil, até dezembro de 2016. A pesquisa foi norteada pelos dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de orientação francesa, fundada pelo filósofo Michel Pêcheux, a partir de suas contribuições, bem como de seus desdobramentos no Brasil, com os trabalhos da professora Eni Orlandi e seguidores. Nosso trajeto de análise permitiu confrontar dizeres acerca do antes e do depois da Reforma Psiquiátrica na cidade de Barbacena, de maneira a desconstruir posições cristalizadas e identificar um empreendimento político para apagar a participação no passado e atribuir feitos heroicos a um grupo restrito. Porém, esta tentativa de reorganização de sentidos arraigados na memória não pode apagar contradições presentes nos discursos em análise. O hospício, gerador de empregos, prevaleceu como lugar ideal para o louco, garantindo a tranquilidade da família; nos discursos jornalísticos sobre os usuários dos Serviços Substitutivos ou vítimas do Holocausto, permaneceu a denominação de paciente, no sentido de submisso e dependente; os discursos sobre o Museu da Loucura, ao se concentrarem no passado, ressignificam o presente, apagando que o processo de desospitalização é lento e que os hospitais ainda funcionam em condições inadequadas; e o dizer sobre o Festival da Loucura, por sua vez, aponta para discursos contraditórios que inscrevem a tentativa de encerrar um passado atroz com festa, que reverbera no imaginário como um evento turístico que aquece o comércio. A dualidade Cidade das Rosas e dos Loucos produz sentidos em relação a uma memória saturada do dito Holocausto Brasileiro, tentando ressignificá-lo no presente, amenizando o passado; e tentando substituí-lo por rosas, apagando discursos sobre os Hospitais Psiquiátricos ainda em funcionamento na cidade, silenciando, assim, que o processo de desospitalização ainda não foi concluído.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims at analyzing the way the meanings of the Brazilian Holocaust have been constituted after the Psychiatric Reform in the municipality of Barbacena, Minas Gerais, also known by the epithets of City of the Roses and City of the Madmen. Thus, we have carried out an analysis of discursive sequences about the Psychiatric Hospitals still operating in the city, focusing on the imaginary that constitutes them, as well as the discourses on the Psychiatric Reform manifested by supplementary and complementary services such as the Museu da Loucura (Museum of Madness) and the Festival da Loucura (Madness Festival). We have also analyzed the influence of local politics on this (de)construction of meanings on madness, expressed in quotes collected from Jornal Correio da Serra, a newspaper which has circulated in the city in the last 15 years, as of 2001, the year in which the Psychiatric Reform law in Brazil came into force, until December 2016. The research abides by the theoretical-methodological devices of French Discourse Analysis, founded by the philosopher Michel Pêcheux, and further developed in Brazil in the works of Professor Eni Orlandi and her followers. Our analysis has allowed us to confront assumptions on the pre and post psychiatric reform in the city of Barbacena, in order to deconstruct crystallized positions and identify a political enterprise aiming at erasing participation in the past and attributing heroic deeds to a small group. However, this attempt to reorganize meanings rooted in memory has not been able to erase the inner contradictions of the discourses under analysis. The asylum, as a generator of employment, has prevailed as an ideal place for the insane, thus ensuring the tranquility of their families; in the journalistic discourses on the users of the substitute services and/or victims of the Holocaust, the denomination of “patient” has remained as a means to enforce the sense of submissiveness and dependency; the discourses on the Museum of Madness, by concentrating on the past, have re-signified the present by erasing the facts that the process of de-hospitalization is slow and that asylums still operate in the city in inadequate conditions; and the discourses of the Madness Festival, in turn, have revealed contradictory speeches that inscribe the attempt to provide closure to an atrocious past through a celebration that reverberates in the imaginary as a tourist event that favors trade in the city. The duality inherent in the epithets City of the Roses and City of the Madmen produces a saturated memory of the said Brazilian Holocaust, in an attempt to re-signify it in the present by softening the past and by replacing “madness” with “roses”, thus foreclosing speeches about the Psychiatric Hospitals still in operation in the city, and silencing the incompleteness of the process of de-hospitalization.-
Descrição: dc.description233 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso Jornalístico-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectReforma Psiquiátrica-
Palavras-chave: dc.subjectHospitais Psiquiátricos-
Palavras-chave: dc.subjectHolocausto Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso jornalístico-
Palavras-chave: dc.subjectReforma psiquiátrica-
Palavras-chave: dc.subjectHospital psiquiátrico-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectJournalistic Discourse-
Palavras-chave: dc.subjectDPsychiatric Reform-
Palavras-chave: dc.subjectPsychiatric Hospitals-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Holocaust-
Título: dc.titleBárbaras cenas: : ecos do holocausto brasileiro após a reforma psiquiátrica nos discursos sobre a cidade dos loucos e das rosas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.