Física no cotidiano com enfoque em segurança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.creatorCerdeira, Tamiris da Silva Tedesche-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761953-
Descrição: dc.descriptionNesta monografia é feita uma descrição do panorama do ensino de Ciências, em especial na área da Física, baseando-se nos documentos oficiais – Diretrizes e Parâmetros Curriculares do Ensino Médio – e em artigos voltados para a pesquisa em ensino de Física. Com base nas recomendações apontadas nesse material bibliográfico, optamos por enfocar o ensino na perspectiva que prevê a exploração do cotidiano e dos possíveis procedimentos que, alicerçados no conhecimento científico, tornam-se apropriados à segurança no dia a dia. Apesar da adequação dos conteúdos de Física a esse tipo de exploração, visto que existem diversas situações vivenciais dos alunos que se correlacionam com a Física (acidentes de trânsito que ocorrem por excesso de velocidade, incêndios provocados por descuido, acidentes domésticos, descuido com a saúde, catástrofes devido à ação humana no meio ambiente, dentre outros), o ensino dessa ciência, no Nível Médio da Educação Básica, é fortemente criticado pela falta de contextualização dos conteúdos que, aos alunos, transparece como um estudo sem significado. As mudanças necessárias ao ensino de Física estão condicionadas a transformações na ação docente. Cabe ao professor reinventar a sua prática, de modo a tornar os conteúdos significativos para os alunos. Nesse sentido, o objetivo desta monografia é mostrar que há estratégias que podem amenizar a falta de significado no ensino de Física, a partir de situações de aprendizagem problematizadoras que pressupõem a experiência vivencial dos alunos como ponto de partida. Essa abordagem didático-metodológica se adéqua às tendências atuais, já que é apropriada à contextualização e problematização em contraste à abordagem tradicional dos conteúdos e visa a formação de sujeitos críticos e aptos ao exercício da cidadania. Como resultados são apresentadas 6 situações de aprendizagem problematizadoras, relativas aos temas estruturadores propostos nos parâmetros curriculares do Ministério da Educação para o ensino de Física e que visam o desenvolvimento de competências e habilidades úteis a procedimentos e atitudes seguras por parte dos alunos e à construção de valores inerentes à vida em sociedade. Apesar dessas situações problematizadoras não terem sido aplicadas em sala de aula, elaborá-las foi de extrema importância para o meu aprimoramento como futura professora de Física, e ficam como sugestões para a melhoria no ensino de Física que está correlacionado com a prática docente-
Descrição: dc.descriptionThis monograph is a description of the panorama of Science education, especially in the area of physics, based on official documents - Guidelines and High School Curriculum Standards - and on articles re related with research in the physics teaching. Based on the recommendations outlined in this bibliography, we chose to focus on teaching approach which provides for the exploration of daily life and the possible procedures, which grounded on scientific knowledge, become appropriate to security of everyday life. Despite the adequacy of the contents of Physics to this kind of exploitation, since there are many life experiences of students that correlate with Physics (traffic accident occurring for excessive speed, fire events caused by lack of home caution, domestic accidents, health neglecting , disasters due to human action on the environment, among others), this science teaching , on the average level of basic education, is strongly criticized for the lack of contextualization of the contents that for students, seems like a study meaningless. The necessary changes to the physics teaching are conditioned to changes in teaching activities. The teachers have to reinvent their practice in order to make content meaningful for students. In this sense, the purpose of this monograph is to show that there are strategies that can mitigate the lack of meaning in the physics teaching, from situations of problem-learning/that presuppose the students living experience as a starting point. This didactic-methodological approach fits with current trends, since it is more appropriate to the context and questioning in contrast to the traditional didactic approach of the contents practiced nowadays and it aims at the constitution of critical person and able to the exercise of citizenship activities. As results are presented six cases of problem-solving learning, relating to the proposed structuring themes in the curriculum guidelines of the Ministry of Education for teaching Physics and aimed at developing competencies and skills useful to procedures and safe attitudes of students and building values inherent to life in society. Despite these problem-solving situations have not been applied in the classroom, to elaborating them was extremely important for our improvement as a future physics teacher, and are here placed as suggestions for improvement in the physics teaching that correlates with the teaching practice-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em física-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectSituações problematizadoras-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in physics-
Palavras-chave: dc.subjectSafety-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-solving situations-
Título: dc.titleFísica no cotidiano com enfoque em segurança-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.