A metáfora na leitura em língua estrangeira : efeitos de uma intervenção pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorCPF:56389756422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Maria Elisa Knust-
Autor(es): dc.contributorCPF:10140987222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2-
Autor(es): dc.contributorHemais, Barbara Jane Wilcox-
Autor(es): dc.contributorCPF:11890566322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lúcia Pacheco de-
Autor(es): dc.contributorCPF:09690880622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794922A5-
Autor(es): dc.creatorFarias, Claudia Valeria Vieira Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761951-
Descrição: dc.descriptionThis study is focused on the comprehension of metaphors in foreign language texts. The specific aims of the research are: a) to verify to what extent the presence of metaphors represents an obstacle to the comprehension of a foreign language text and b) to investigate how this obstacle could be overcome or minimized through pedagogic intervention focused on metaphor. The study is based on two theoretical axes: theory of reading and theories of metaphor. In the first case, an interactional and socio-historical view of reading (Nunes, 1992, Amorim, 1997) was adopted; in the second case, a cognitive approach to metaphor, within which this trope is viewed as a figure of thought and not merely as a figure of language (Lakoff e Johnson, 1980/2002), was followed. The methodology adopted is qualitative and the action research was carried out with secondary school FL pupils. The instruments consisted of two written activities, group verbal protocol and pedagogic intervention. A text rich in metaphorical language was used as reading material. The analysis of the data indicated that there was enhancement in the metaphor comprehension in the students reading process after the pedagogic intervention, which corroborates the claim advocated by several scholars (Lazar, 2003, Lima, 2005) that teaching about metaphors brings benefits to language learning in general and to reading.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como foco geral a compreensão da linguagem metafórica em textos de língua estrangeira (LE). Como objetivos específicos, a pesquisa se propõe a: a) verificar até que ponto a presença de metáforas constitui um obstáculo para a compreensão de um texto em LE e b) investigar de que forma esse obstáculo poderia ser minimizado com uma sensibilização pedagógica voltada para a metáfora. A pesquisa utiliza-se de dois eixos teóricos principais: teorias de leitura e teorias de metáfora. No primeiro caso, adotou-se uma visão interacional e sócio -histórica de leitura (Nunes, 1992, Amorim, 1997). No segundo, seguiu-se a abordagem cognitiva da metáfora (Lakoff e Johnson, 1980/2002), em que essa figura é vista como uma figura de pensamento, e não só de linguagem, que está presente no discurso do dia-a-dia, mantendo uma forte relação com a cultura (Kövecses, 2005). A metodologia adotada foi de base qualitativa. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola pública, tendo como instrumentos atividades escritas e protocolo verbal em grupo. Um texto rico em linguagem metafórica foi utilizado como base das atividades de leitura. A análise dos resultados indicou que, após uma sensibilização pedagógica conduzida pela professora, houve um aprimoramento, por parte dos alunos, da compreensão das expressões metafóricas presentes no texto, corroborando assim a visão de Lazar (2003) e Lima (2005) sobre a importância de se abordar a metáfora pedagogicamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetáfora-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e língua-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectProtocolo verbal-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectMetaphor-
Palavras-chave: dc.subjectAction research-
Palavras-chave: dc.subjectVerbal protocol-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA metáfora na leitura em língua estrangeira : efeitos de uma intervenção pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.