Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Helena Amaral da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:85997552772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lobo, Lilia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10160892791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728268J2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Thomaz, Sueli Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:30074096753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708472A9/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4708472A9 | - |
Autor(es): dc.creator | Marendino, Rosane Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761947 | - |
Descrição: dc.description | Em linhas gerais essa pesquisa, Mitos relacionados ao fracasso: relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio , buscou compreender aspectos dessas relações vivenciadas no espaço de um posto de saúde municipal e dentro de uma abordagem do cotidiano. A perspectiva sócio-antropológica serviu como base teórica para a compreensão desse cotidiano e de suas formas simbólicas. Baseada na Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli e no paradigma da complexidade através de Edgar Morin, foi-se tecendo a rede de diálogos em busca de um novo repensar dessas relações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e narrativa, onde casos foram trazidos para estudo, imagens e cenas do cotidiano foram ressaltadas, relatórios e discursos de professores foram analisados e cenas de interstício foram captadas. Partindo de um espaço de exclusão - detectado através das extensas listas de encaminhamento de alunos ao ambulatório médico - abordamos questões ligadas à formação do profissional da saúde (mais especificamente, o psicólogo), à biologização das questões educacionais e à incorporação de um discurso técnico pelas professoras, até chegarmos ao ambulatório, onde as famílias e alunos foram observados na construção do seu imaginário. É importante ressaltar que dentro de uma perspectiva do universo simbólico, portas devem ser abertas e a afetividade resgatada dentro do espaço-escola. Diálogos devem ser estabelecidos entre profissionais da saúde e educação. Entendemos que essa tomada de consciência pode levar a uma compreensão mais profunda dessa relação, tornando o fracasso uma porta a ser fechada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cabo Frio (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Mitos relacionados ao fracasso : relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: