Mitos relacionados ao fracasso : relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0-
Autor(es): dc.contributorFontoura, Helena Amaral da-
Autor(es): dc.contributorCPF:85997552772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8-
Autor(es): dc.contributorLobo, Lilia Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCPF:10160892791-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728268J2-
Autor(es): dc.contributorThomaz, Sueli Barbosa-
Autor(es): dc.contributorCPF:30074096753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708472A9/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4708472A9-
Autor(es): dc.creatorMarendino, Rosane Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761947-
Descrição: dc.descriptionEm linhas gerais essa pesquisa, Mitos relacionados ao fracasso: relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio , buscou compreender aspectos dessas relações vivenciadas no espaço de um posto de saúde municipal e dentro de uma abordagem do cotidiano. A perspectiva sócio-antropológica serviu como base teórica para a compreensão desse cotidiano e de suas formas simbólicas. Baseada na Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli e no paradigma da complexidade através de Edgar Morin, foi-se tecendo a rede de diálogos em busca de um novo repensar dessas relações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e narrativa, onde casos foram trazidos para estudo, imagens e cenas do cotidiano foram ressaltadas, relatórios e discursos de professores foram analisados e cenas de interstício foram captadas. Partindo de um espaço de exclusão - detectado através das extensas listas de encaminhamento de alunos ao ambulatório médico - abordamos questões ligadas à formação do profissional da saúde (mais especificamente, o psicólogo), à biologização das questões educacionais e à incorporação de um discurso técnico pelas professoras, até chegarmos ao ambulatório, onde as famílias e alunos foram observados na construção do seu imaginário. É importante ressaltar que dentro de uma perspectiva do universo simbólico, portas devem ser abertas e a afetividade resgatada dentro do espaço-escola. Diálogos devem ser estabelecidos entre profissionais da saúde e educação. Entendemos que essa tomada de consciência pode levar a uma compreensão mais profunda dessa relação, tornando o fracasso uma porta a ser fechada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCabo Frio (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMitos relacionados ao fracasso : relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.