Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oberg, Lurdes Perez | - |
Autor(es): dc.contributor | Oberg, Lurdes Perez | - |
Autor(es): dc.contributor | Gouvea, Evelyn Rebouças de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Luiza Soares de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761937 | - |
Descrição: dc.description | A psicologia considerada elitista não se ateve durante parte de sua história aos sofrimentos vivenciados pela parcela oprimida da população, especialmente, no contexto rural. Assim, tivemos como objetivo geral compreender as diversas contribuições da Psicologia Social Comunitária para a comunidade Quilombola de Machadinha, situada no interior do estado do Rio de Janeiro. Em relação aos objetivos específicos destacamos: conhecer as demandas dos moradores, suas problemáticas e melhorias; compreender as questões da comunidade como: de identidade quilombola, autonomia, motivação, autogestão e consciência crítica; conhecer o acesso a políticas de saúde e identificar a importância do jongo. Em um primeiro momento, ressaltamos as contribuições históricas e o referencial teórico deste campo do conhecimento. Para tanto, foram estudados autores como Djamila Ribeiro, Frantz Fanon, Martín-Baró e Silvia Lane. No segundo, trazemos a discussão histórica sobre o conceito de quilombo e o processo construído coletivamente para que essa comunidade remanescente de quilombos obtenha o seu reconhecimento e titulação conforme assegurados pela legislação. E no terceiro, apresentamos a metodologia qualitativa a partir de um viés etnográfico, no qual utilizamos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com três moradores da comunidade de faixas etárias distintas. Os resultados indicam que o jongo é um instrumento potente na inserção dos jovens na construção do processo de conscientização. Também o protagonismo e outras ações promovem mudanças positivas que são reconhecidas pelos moradores, entretanto, ainda há demandas importantes como a titulação das terras. Conclui-se por fim, que as parcerias realizadas contribuem com a visibilidade e o fortalecimento da referida comunidade | - |
Descrição: dc.description | Psychology considered elitist did not dwell for part of its history on the sufferings experienced by the oppressed part of the population, especially in the rural context. Thus, we had as general objective to understand the diverse contributions of Community Social Psychology to the community Quilombola de Machadinha, located in the interior of the state of Rio de Janeiro. In relation to the specific objectives we highlight: to know the demands of the residents, their problems and improvements; understand community issues such as: quilombola identity, autonomy, motivation, self-management and critical awareness; to know the access to health policies and to identify the importance of jongo. At first, we highlight the historical contributions and the theoretical reference of this field of knowledge. Therefore, authors such as Djamila Ribeiro, Frantz Fanon, Martín-Baró and Silvia Lane were studied. In the second, we bring the historical discussion about the concept of quilombo and the collectively constructed process so that this remaining community of quilombos obtains its recognition and titulación as assured by the legislation. And in the third, we present the qualitative methodology based on an ethnographic bias, in which we use the participant observation and semi-structured interviews with three residents of the community of different age groups. The results indicate that jongo is a potent instrument in the insertion of young people in the construction of the awareness process. Also the protagonism and otheractions promote positive changes that are recognized by the residents, however, there are still important demands such as land titling. It is concluded, finally, that the partnerships carried out contribute to the visibility and strengthening of the said community | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social comunitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombo Machadinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jongo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quissamã (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community social psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombo Machadinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jongo | - |
Título: dc.title | A potência jongueira e quilombola de Machadinha - Quissamã/Rio de Janeiro: um estudo em psicologia social comunitária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: