O que aprendemos e o que ensinamos: o processo de educação não formal no movimento de resistência da Vila Autódromo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Marcos Otávio-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorOmena, Erick-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mariana Tafakgi Fragoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9637-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761933-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o processo de mobilização coletiva empreendido na Vila Autódromo contra as tentativas de remoção forçada por parte da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, objetivou-se investigar a dimensão educativa nesse processo. Tal dimensão foi constatada durante pesquisa de campo na qual foram contemplados métodos qualitativos de pesquisa, ao serem observadas mudanças nas trajetórias sociais dos integrantes do movimento de resistência. A mobilização coletiva foi então analisada à luz de conceitos da obra de Pierre Bourdieu, tais como capital, campo e habitus. Desse modo, observou-se que as trajetórias sociais dos integrantes do movimento de resistência foram influenciadas pelas transformações dos habitus, decorrentes das relações estabelecidas nas movimentações no interior dos campos e da reflexão sobre as disposições adquiridas. Por fim, este estudo buscou investigar essa dimensão da mobilização coletiva da Vila Autódromo como um processo de educação não formal-
Descrição: dc.descriptionConsidering the process of collective mobilization undertaken in Vila Autódromo against the attempts of forced removal by the Rio de Janeiro city council, the objective is to investigate the educational dimension of this process. This was confirmed during the field research in which research qualitative methods were considered, when some changes on the social trajectories of the movement members were observed. Collective mobilization was then analyzed in light of Pierre Bourdieu's concepts, such as capital, field, and habitus. There by, it was observed that the social trajectories of the members of this collective mobilization were influenced by the transformations of the habitus of these agents, arising from the relationships established in the movements within specific fields and through rational reflection on the dispositions themselves. Finally, this study sought to investigate the process of collective mobilization of Vila Autódromo as a process of non-formal education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVila Autódromo-
Palavras-chave: dc.subjectMobilização coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectRemoção-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectMobilização popular-
Palavras-chave: dc.subjectRemoção de favela-
Palavras-chave: dc.subjectVila Autódromo-
Palavras-chave: dc.subjectCollective mobilization-
Palavras-chave: dc.subjectRemoval-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal education-
Título: dc.titleO que aprendemos e o que ensinamos: o processo de educação não formal no movimento de resistência da Vila Autódromo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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