Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Andrelle Monteiro de Andrade da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761921-
Descrição: dc.descriptionNesse trabalho é realizada uma discussão epistemológica sobre o campo de formação de professores como pesquisa nos cotidianos escolares. Apresento especificamente um currículo por mim vivenciado quando aluna no início da graduação do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em 2010, que se difere da forma curricular habitualmente utilizada nos cursos de formação de professores. Essa reformulação curricular desdobrou-se de uma proposta curricular iniciada em 1992 e que emergiu sob outro olhar acerca da produção de conhecimento distinguindo-se por sua estrutura e modo como concebe as práticas e percursos formativos dos professores. A partir das experiências como aluna e bolsista de iniciação científica no decurso de minha graduação, de entrevistas com professoras e análise documental, exercito uma compreensão acerca de como o currículo influenciou minha formação e em suas práticas e narrativas, bem como a produção de suas subjetividades e seus saberes, que apontam para uma leitura do que é e pode ser um professor-
Descrição: dc.descriptionIn this work is carried out an epistemological discussion about the teacher training and as a research of the rotines of the schools. I show especifically a resume that I experienced when I was student at the beginning of the course of graduation of Pedagogy of the Institute of Education of Angra of Kings the UFF in 2010, which differs from the curriculum so commonly used in teacher training courses. This curriculum reformulation unfolded of a curriculum proposal that started in 1992 and emerged under another look on the production of knowledge. She is different by their structure and by the form that she conceives the practices and the formative process of teachers. From experiences as student and scholarship of scientific initiation in the course, of interviews with teachers and document analysis, I exercise an understanding about how the curriculum influenced my training and in their practices and narrative as well as the production of their subjectivities and their knowledge, pointing to a reading of what is and can be a teacher-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos do cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectQuotidian-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemology-
Título: dc.titleFormação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.