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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:85532147622 | - |
Autor(es): dc.contributor | htpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Gilson Brito Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:88895241722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarâes, José Carlos de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-10-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761915 | - |
Descrição: dc.description | The pedagogic models widely studied under the scope of traditional Pedagogy are, unquestionably, the principal knowledge transmition channels, facilitating learning, contents memory retention, capacitating, and student habilitation, because they help and propitiate knowledge acquisition, and also support on teacher s action foundation. The present study on its scope intends to measure that the use of a balanced pedagogic model built among two theories - Jean Piaget s constructivist, where are defined interaction, assimilation, and accommodation concepts; and Nonaka and Takeuchi s knowledge creation in enterprise which evocates the knowledge spiral in socialization, externalization, combination, and interiorization levels may help the teacher to mediate teaching and learning within organizations scenario and, whit it, develop capabilities and skills peculiar of the entrepreneurship world. This proposal objectives to contribute with actions and practical experiments that could be applied in order to improve planning of initiatives focused on Enterprise Pedagogy, serving as a tool to support capacitating, maintenance, forming, and creation of intellectual capital programs, and also stimulate knowledge exchanges within corporative sphere | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | Os modelos pedagógicos amplamente estudados na ótica da pedagogia tradicional são inquestionavelmente os principais canais de transmissão do saber, facilitadores do aprendizado, da retenção dos conteúdos na memória, da capacitação e da habilitação discente, pois ajudam e propiciam a aquisição de conhecimentos além de auxiliar na fundamentação da ação do professor. O presente estudo em princípio procura definir um modelo pedagógico balanceado, construído entre duas teorias; a construtivista de Jean Piaget, onde são explicados os conceitos de interação, assimilação e acomodação, e a da criação do conhecimento na empresa de Nonaka e Takeuchi, que tem sua abordagem baseada na espiral que surge da interação do conhecimento tácito e explícito, podendo assim, ajudar ao professor a mediar o ensino e a aprendizagem no cenário das organizações e desenvolver competências e habilidades próprias do mundo empresarial. Essa proposta de pesquisa tem por ora contribuir com ações e experiências práticas que possam ser aplicadas para melhorar o planejamento de iniciativas voltadas para assegurar e orientar as finalidades da pedagogia empresarial, e servir como ferramenta para alavancar os programas de capacitação, manutenção, formação e criação do Capital Intelectual, ao estimular a transferência do conhecimento na esfera corporativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | transferência de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | capital intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | construtivismo e gestão e criação do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogic model | - |
Palavras-chave: dc.subject | knowledge exchange | - |
Palavras-chave: dc.subject | intellectual capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | constructivism | - |
Palavras-chave: dc.subject | and knowledge management and creation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | O EMPREGO DO MODELO PEDAGOGICO BALANCEADO NO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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