Ensino de Física e direitos humanos: formação de sujeitos através do diálogo entre o acesso à moradia digna e as três leis de Newton

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Sonia Regina Alves Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4813174476985841-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Fernando Luiz de Campos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7413143518492260-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8508252104810204-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Ailana de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761914-
Descrição: dc.descriptionAs chuvas torrenciais sempre se tornam sinais de alerta para os riscos aos quais moradores de áreas irregulares estão submetidos. Basta um deslizamento em qualquer área da cidade para que os olhos da população estejam, através das mídias, atentos para uma das violações da dignidade humana sofridas por esses indivíduos. Mas, apesar de trágicos eventos acarretarem inúmeras mortes e deixar em choque os que assistem as contagens de vítimas, os constantes descasos persistem não somente nesses dias nublados, reflexo de fatores históricos sociais, por vezes ignorados. Não obstante aos perigos das construções de casas em locais inapropriados, tais sujeitos subalternizados convivem diariamente com a falta de recursos básicos para assegurar uma vida minimamente digna. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica a fim de promover um ensino de física que contribua com a promoção à dignidade humana pelo viés da educação em Direitos Humanos. Busca a sensibilização, através da problematização dos conhecimentos relacionados às três Leis de Newton, perpassando pelas condições de moradia e deslocamento no interior das comunidades. Discutindo preconceitos e exclusão, desde o início da favelização até as atuais situações de vulnerabilidade em que milhares vivem no Rio de Janeiro, em especial, muitos estudantes da Rede Pública. A fim de que os alunos se conscientizem de seus direitos, apropriem-se dos conhecimentos e estejam aptos a lutarem pela mudança na condição de vida de sua comunidade.-
Descrição: dc.descriptionTorrential rains always become warning signs for the risks to which residents of irregular areas are subjected. A landslide in any area of the city is enough to aware the population, through the media, to one of the violations of human dignity suffered by these individuals. Despite tragic events causing countless deaths and shocking those who watch the counts of victims, the constant negligence persists not only on these cloudy days, a reflection of social historical factors, sometimes ignored. Notwithstanding the dangers of building houses in inappropriate places, these subordinate subjects live daily with the lack of basic resources to ensure a minimally dignified life. In this sense, this work presents a didactic-pedagogical proposal in order to promote a teaching of physics that contributes to the promotion of human dignity through the bias of education in Human Rights; which seeks to raise awareness, through a problem-posing education and, based on knowledge related to Newton's three Laws. So that, going through the housing and locomotion conditions in vulnerable communities. Discussing prejudices and exclusion, from the beginning of the favela to the current situations of vulnerability in which thousands live in Rio de Janeiro, especially many students from the Public Network; students become aware of their rights and are able to fight for a change in the living conditions of their community.-
Descrição: dc.description121 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Problematizadora-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanos-
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Newton-
Palavras-chave: dc.subjectMoradia Digna-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectMoradia digna-
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Newton-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-posing Education-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Rights-
Palavras-chave: dc.subjectNewton's Laws-
Palavras-chave: dc.subjectAdequate Housing-
Título: dc.titleEnsino de Física e direitos humanos: formação de sujeitos através do diálogo entre o acesso à moradia digna e as três leis de Newton-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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