Modos de viver e modos de comer: a relação homem/alimento e práticas de consumo nos espaços online e offline

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Jair de Souza-
Autor(es): dc.creatorBarboza, Leila Maribondo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761899-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo central o estudo dos modos de viver e os modos de comer, na busca por compreender a relação homem/alimento e como tais processos se estruturam em práticas de consumo nos espaços online e offline. Para tal, a pesquisa escolheu o estudo dos hábitos veganos, uma vez que evidencia uma notória centralidade das escolhas de consumo, sobretudo alimentar, na orientação da vida social. O corpus da pesquisa se constituiu, na etnografia de três eventos veganos que aconteceram na cidade de Niterói/RJ, entre os anos 2015 e 2018: a Feira de Relações Orgânicas (FRÔ); o Festival Veggo; e o ItaquaVegan. Em conjunto, o estudo caminhou por perceber os trânsitos dos entrevistados nos espaços online – redes sociais Facebook, Instagram e Youtube –, onde apresentaram-se códigos e símbolos que se pareceram dialogar com os espaços offline. A metodologia transitou por diferentes métodos, utilizando: fotografias etnográficas; entrevistas semiabertas; conversas informais; análise de histórias de vida; e autobiografias.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research had as its central objective the study of ways of living and ways of eating, in the search to understand the relationship between man and food and how these processes are structured in consumption practices in online and offline spaces. To this end, the research chose the study of vegan habits, since it highlights a notorious centrality of consumption choices, especially food, in the orientation of social life. The research corpus consisted mainly of the ethnography of three vegan events that took place in the city of Niterói / RJ, between the years 2015 and 2018: the Organic Relations Fair (FRÔ); the Veggo Festival; and ItaquaVegan. Together, the study walked by perceiving the transits of the interviewees in the online spaces - social networks Facebook, Instagram and Youtube -, where codes and symbols were presented that seemed to dialogue with the offline spaces. The methodology moved through different methods, using: ethnographic photographs; semi-open interviews; informal conversations; analysis of life stories; and autobiographies.-
Descrição: dc.description206 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação-
Palavras-chave: dc.subjectMercado-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectVida Cotidiana-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação vegana-
Palavras-chave: dc.subjectFood-
Palavras-chave: dc.subjectMarket-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Practices-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday Life-
Título: dc.titleModos de viver e modos de comer: a relação homem/alimento e práticas de consumo nos espaços online e offline-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.