Jogo eletrônico para ensino de música usando computação embarcada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWilson, Rodrigo Erthal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1118583800146253-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Daniel Costa de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maurício Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1351666144171457-
Autor(es): dc.contributorSemaan, Gustavo Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4519888592231795-
Autor(es): dc.contributorMendes, Luiz Antônio Vieira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4173540400293020-
Autor(es): dc.creatorBraga, Silvia Miguêz de Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761891-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto tem como finalidade produzir um sistema embarcado para ensino de música semelhante a um Instrumento musical, do inglês Musical Instrument Digital Interface (MIDI) de baixo custo por meio da plataforma eletrônica Arduíno. O produto será um jogo eletrônico semelhante ao “Gênius”, mas dedicado ao ensino de música por meio da identificação de sons e intervalos. Segundo a LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 “§ 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica”, o que inclui o ensino de música. Considerando a relevância do tema e os recentes trabalhos em Gamificação, o presente projeto tem por objetivo a construção de um jogo eletrônico que seja capaz de auxiliar estudantes e docentes através do ensino de música. A proposta para a construção do protótipo de jogo eletrônico, vem da necessidade de trazer novos horizontes musicais bem como um acompanhamento para outros instrumentos musicais, aperfeiçoando as técnicas como ouvinte, o “Tocar de ouvido” que requer uma certa habilidade em conhecimento das notas ou acordes para podermos trabalhar seus aspectos cognitivos. Uma vez produzido, o jogo poderá ser utilizado com ou sem acompanhamento docente, permitindo que o aprendiz evolua naturalmente de forma lúdica. Tomemos como exemplo a Pandemia do vírus COVID-19, que reforçou a necessidade de nos mantermos em nossas residências, contexto no qual um aparato lúdico de ensino atua tanto como lazer, como forma de aprendizado.-
Descrição: dc.descriptionThe project aims to produce an embedded system for teaching music similar to a Musical Instrument, from English Musical Instrument Digital Interface (MIDI) at low cost through the Arduino electronic platform. The product will be an electronic game similar to “Genius”, but dedicated to teaching music through the identification of sounds and intervals. According to LDBE - Law No. 9,394 of December 20, 1996 “§ 2 The teaching of art will be a mandatory curricular component at the different levels of basic education”, which includes music teaching. Considering the strength of the theme and recent work in Gamification, this project aims to build an electronic game that is capable of helping students and teachers through music teaching. The proposal for the construction of the electronic prototype comes from the need to bring new musical horizons as well as an accompaniment to other musical instruments, improving the techniques as a listener, the "Playing by ear" which requires a certain skill in knowing the notes or chords so that we can work on its cognitive aspects. Once produced, the game can be used with or without teacher supervision, allowing the learner to evolve naturally in a playful way. Let's take the COVID-19 virus pandemic as an example, which reinforced the need to stay in our homes, a context in which a playful teaching apparatus acts both as leisure and as a form of learning.-
Descrição: dc.description43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectJogo-
Palavras-chave: dc.subjectEletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectGênius-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de música-
Palavras-chave: dc.subjectArduino (Controlador programável)-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectGame-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic-
Palavras-chave: dc.subjectGenius.-
Título: dc.titleJogo eletrônico para ensino de música usando computação embarcada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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