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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | De Carli, Ana Alice | - |
Autor(es): dc.contributor | Avzaradel, Pedro Curvello Saavedra | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonte, Felipe de Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Alexandre Valente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761890 | - |
Descrição: dc.description | Apesar de consubstanciar elemento essencial à existência de vida no planeta, a natureza se encontra num crescente processo de destruição, em virtude do olhar significativamente antropocêntrico, que insiste em sobrepor o homem em qualquer situação. Entretanto, para a natureza não funciona dessa forma, ela tem sua resposta e toda essa agressividade humana é insustentável, tendendo gerar consequências altamente prejudiciais e colocando em risco as gerações futuras juntamente com os demais seres viventes. Por isso, diversos movimentos ambientalistas se originaram ao longo dos anos e se estende até os dias atuais. O que se observa na sociedade é uma ignorância generalizada com relação às questões que envolvem o meio ambiente. Se a natureza nos fornece recursos fundamentais para que haja vida, não há lógica nas atitudes corriqueiras que deturpam o meio ecológico. Assim, se conclui que as informações providas de conhecimentos e saberes sobre a temática ambiental são restritas a uma pequena parcela da população, acima de tudo no Brasil. E demasiadas vezes, quando há a informação, não se estabelece uma compreensão razoável. Diante disso, a Educação Ambiental se apresenta como promovedora desses conhecimentos, a fim de educar ambientalmente as pessoas, estimulando assim, a consciência ecológica. A Educação Ambiental é debatida há décadas atrás, sendo cristalizada em 1977 na Conferência de Tbilisi - Geórgia, antiga União Soviética. No Brasil, foi concebida na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81), tendo seus ideais concretizados em 1988 na nossa Constituição Federal. Somente em 1999, com a Lei nº 9.795, foi instituída efetivamente no rol de políticas públicas. Por ser formulada através de um enfoque holístico para agir de maneira transversal – atuando em diversas áreas de conhecimento – a interdisciplinaridade é verificada como elemento essencial. Com isso, chega-se a oportuna conclusão que a educação ambiental precisa se relacionar e dialogar com os meios de informação. Embora sejam campos diferentes, podem se completar. Enquanto a primeira, refere-se ao processo de aprendizado e mudanças de atitudes/comportamentos da sociedade direcionadas para conservação ambiental, a segunda se adéqua nesse contexto, dotada de capacidade de transmitir estes conhecimentos de conscientização e compreensão em grande proporção, em prol do meio ambiente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meios de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Título: dc.title | Os meios de informação em prol da educação ambiental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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