O alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxirredução no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorSangi, Diego Pereira-
Autor(es): dc.contributorParalovo, José Luiz-
Autor(es): dc.creatorReis, Marcos Vinícios dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761888-
Descrição: dc.descriptionCom as recentes mudanças sofridas pela legislação brasileira de trânsito que trata do consumo do álcool (BRASIL, 2012) e considerando o crescente número de casos de acidentes envolvendo jovens sob os efeitos da embriaguez (CISA, 2020), a conscientização e a educação para o trânsito devem se tornar cada vez mais presentes nas instituições de ensino. Fundamentando-se na teoria sócio-histórica de aprendizagem de Vygotsky (VYGOTSKY, 1984) e na metodologia de ensino de ciências baseada nos três momentos pedagógicos (ANGOTTI, DELIZOICOV, & PERNAMBUCO, 2018), este trabalho traz uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo propor e analisar a aplicação de uma sequência de ensino e aprendizagem para uma aula de química no ensino médio que utiliza um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro no ensino de reações de oxirredução. Com esse trabalho, espera-se que abordagem do conceito químico seja feita contextualizada com a temática, de forma a promover debates e discussões entre o professor e os alunos sobre os riscos de beber e dirigir e assim contribuir com a melhoria da educação para o trânsito.-
Descrição: dc.descriptionWith the recent changes suffered by the Brazilian traffic legislation that deals with alcohol consumption (BRASIL, 2012) and considering the growing number of accident cases involving young people under the effects of drunkenness (CISA, 2020), awareness and education for the transit should become increasingly present in educational institutions. Based on Vygotsky's socio-historical learning theory (VYGOTSKY, 1984) and on the science teaching methodology based on the three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV, & PERNAMBUCO, 2018), this work brings a qualitative research that aims to propose and analyze the application of a teaching and learning sequence for a high school chemistry class that uses an experiment that simulates the functioning of a breathalyzer in the teaching of redox reactions. With this work, it is expected that the approach to the chemical concept is made contextualized with the theme, in order to promote debates and discussions between the teacher and the students about the risks of drinking and driving and thus contribute to the improvement of traffic education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAlcoolismo-
Palavras-chave: dc.subjectBafômetro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para segurança no trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAlcoholism-
Palavras-chave: dc.subjectBreathalyzer-
Título: dc.titleO alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxirredução no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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