“Cidade Maravilhosa” a estética turística do Rio de Janeiro como consumo de uma autenticidade construída

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorGodoy, Karla Estelita-
Autor(es): dc.contributorElicher, Maria Jaqueline-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Claudia Corrêa de Almeida-
Autor(es): dc.creatorValladão, Alison Sapienza de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761872-
Descrição: dc.descriptionSituado no contexto da hipermodernidade, o turismo, associado ao capitalismo contemporâneo, cria elementos e outras formas de construção e produção de lugares e destinos a serem consumidos por turistas. Desse modo, despontam com as novas formas de consumo, mobilizadas, principalmente, por prazeres estéticos, mudanças de paradigmas quanto ao modo de consumir e de produção, em especial, aquele relacionado às experiências. Pressupondo que turistas são movidos por experiências, tais experiências são frequentemente construídas por meio do uso de imagens que, em sua maior parte, indicam idealizações e fetichizações de locais, culturas e identidades forjadas, com a finalidade de serem consumidas por turistas ávidos por desfrutar dessa vivência. Tomando por base essa acepção, a presente pesquisa objetiva analisar as imagens turísticas da cidade do Rio de Janeiro sob as perspectivas da produção e da recepção da imagem, além de buscar compreender de que forma sua imagética vem sendo mercantilizada como representação da cultura da cidade. O estudo questiona até que ponto as imagens de um Rio de Janeiro supostamente “autêntico” comprometem a percepção da cidade, pelos turistas, em seus múltiplos sentidos e expressões. Contudo, não se pretende colocar em questão e trazer o conceito de autenticidade para o turismo, no sentido de questionar a artificialidade de uma experiência turística ou colocá-la em debate como sendo ou não autêntica. A autenticidade é, então, entendida como uma imagem, portanto, uma representação de autenticidade, um artifício criado pela economia estetizada da hipermodernidade. Dessa maneira, em vista de se vender aos turistas a cultura como “autêntica”, questiona-se como a imagem dessa “cultura autêntica” é construída, forjada de forma a selecionar o que seria interessante ao turista, em detrimento de uma multiplicidade da cultura. Assim, o Porto Maravilha – região portuária da cidade do Rio de Janeiro – foi o recorte espacial escolhido para que pudessem ser feitas essas análises. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-explicativo, para que o objetivo do trabalho seja alcançado, utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise de imagens, apoiada na combinação de múltiplos métodos, tais como o da Antropologia Visual – por meio da fotoetnografia –, o método semiótico, a análise de conteúdo, bem como métodos para pesquisas em ambientes virtuais. Os resultados do trabalho apontam para a construção de um ideário de cultura do Rio de Janeiro e para o modo com que o turista percebe a cultura local, muitas vezes, pautada por um consumo imagético, cujas representações da cultura estão forjadas na imagem. Desse modo, tem-se como efeito o silenciamento da diversidade de manifestações culturais em detrimento de um ideal de cultura, construída como autêntica.-
Descrição: dc.descriptionSituated in the context of hypermodernity, tourism, associated with contemporary capitalism, creates elements and other forms of construction and production of places and destinations to be consumed by tourists. In this way, they emerge with new forms of consumption, mobilized mainly by aesthetic pleasures, changes in paradigms regarding the way of consuming and production, in particular, that related to experiences. Assuming that tourists are moved by experiences, such experiences are often constructed through the use of images that, for the most part, indicate idealizations and fetishizations of places, cultures and forged identities, in order to be consumed by tourists eager to enjoy this experience. experience. Based on this meaning, this research aims to analyze the tourist images of the city of Rio de Janeiro from the perspective of image production and reception, in addition to seeking to understand how its imagery has been commodified as a representation of the city's culture. The study questions the extent to which images of a supposedly “authentic” Rio de Janeiro compromise the perception of the city, by tourists, in its multiple senses and expressions. However, it is not intended to question and bring the concept of authenticity to tourism, in the sense of questioning the artificiality of a tourist experience or putting it up for debate as being authentic or not. Authenticity is then understood as an image, therefore, a representation of authenticity, an artifice created by the aestheticized economy of hypermodernity. In this way, in view of selling culture to tourists as “authentic”, it is questioned how the image of this “authentic culture” is constructed, forged in order to select what would be interesting to the tourist, to the detriment of a multiplicity of culture . Thus, Porto Maravilha – the port region of the city of Rio de Janeiro – was the spatial area chosen so that these analyzes could be carried out. Because it is a qualitative research of a descriptive-explanatory nature, in order to achieve the objective of the work, bibliographical research and image analysis are used as methodological procedures, supported by the combination of multiple methods, such as Visual Anthropology – through photoethnography –, the semiotic method, content analysis, as well as methods for research in virtual environments. The results of the work point to the construction of an ideology of culture in Rio de Janeiro and to the way in which the tourist perceives the local culture, often guided by imagery consumption, whose representations of culture are forged in the image. In this way, the effect is the silencing of the diversity of cultural manifestations to the detriment of an ideal of culture, constructed as authentic.-
Descrição: dc.description122 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectAutenticidade-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo turístico-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPorto Maravilha-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectAutenticidade-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectAuthenticity-
Palavras-chave: dc.subjectTourist consumption-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPorto Maravilha-
Título: dc.title“Cidade Maravilhosa” a estética turística do Rio de Janeiro como consumo de uma autenticidade construída-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.