A loucura e a criação: João Antônio encontra Lima Barreto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Eurídice-
Autor(es): dc.contributorSouza, Carmen Lúcia Negreiros de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorChiara, Ana Cristina de Rezende-
Autor(es): dc.creatorSouza, Mariana Filgueiras de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761869-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação reconstrói parte da trajetória do escritor paulista João Antônio (1937-1996), mais especificamente o período em que ele se internou no Sanatório da Tijuca, entre maio e junho de 1970, o que teve impacto importante em seu projeto literário. A partir desse recorte biográfico, que reúne entrevistas, cartas, documentos e reportagens da época, e usando o conceito de biografemas de Roland Barthes (1971), elabora-se uma análise biografemática, extraindo três leituras críticas do episódio: a consolidação do escritor Lima Barreto (1881-1922) como precursor e personagem de João Antônio dali em diante; a modernização do estilo de João Antônio no livro Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto (1977) e a ficcionalização da sua passagem pelo sanatório, feita no texto “Casa de loucos” (1976). Com isso, é possível mostrar como o escritor João Antônio desenvolveu ativa e conscientemente uma performance de permanência de seu projeto literário, atrelando-o ao de Lima Barreto, desde o momento em que decidiu isolar-se, buscando “paz para escrever”-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis thesis sets out part of the life trajectory of São Paulo writer João Antônio (1937-1996), more specifically the period between May and June of 1970, when he admitted himself to the Sanatório da Tijuca an event that had a profound impact on his literary project. Based on a bibliographic approach that brings together interviews, letters, documents and stories from that time, and employs Roland Barthes’(1971) concept of ‘biographemes’, a biographematic analysis is conducted focusing on three critical readings of the episode: the consolidation of writer Lima Barreto (1881-1922) as forerunner and as a character in João Antônio’s work from that moment onwards; João Antônio’s style modernization in his book Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto (1977); and the fictionalization of his stay at the psychiatric hospital in the work “Casa de Loucos” (1976). The analysis shows how João Antônio actively and consciously developed a performance of permanence of his literary project, attaching it to Lima Barreto’s from the moment he decided to isolate himself, seeking to “write in peace”-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJoão Antônio-
Palavras-chave: dc.subjectLima Barreto-
Palavras-chave: dc.subjectBiografia-
Palavras-chave: dc.subjectBiografemas-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise literária-
Palavras-chave: dc.subjectFicção brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectBiografia-
Palavras-chave: dc.subjectLima Barreto-
Palavras-chave: dc.subjectBiography-
Palavras-chave: dc.subjectBiographemes-
Título: dc.titleA loucura e a criação: João Antônio encontra Lima Barreto-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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