Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Arreguy, Marília Etienne | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Jéssica Espindola de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28873 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761868 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva compreender a inclusão como um conceito geral e a inclusão escolar do educando com deficiência no sistema regular de ensino, o que resultaria no exercício pleno de seu direito à educação, através da análise da legislação brasileira que respalda esses indivíduos. O estudo parte da ideia de que atualmente sabemos que apesar de o Brasil ter definido na legislação a Educação Inclusiva, os serviços educacionais oferecidos no sistema regular de ensino, ainda estão distantes de promover uma inclusão escolar com qualidade do educando com necessidades educativas especiais. Para isso, buscamos a trajetória histórica do atendimento educacional à pessoa com deficiência, desde as primeiras tentativas de atividades educacionais desenvolvidas, institucionalização, surgimento de escolas e das classes especiais, propostas de integração escolar e o modelo educativo que se busca alcançar com efetividade nos dias de hoje. Também apresenta-se a legislação referente ao direito à educação das pessoas com deficiência, desde as primeiras até as mais recentes. O método de abordagem adotado é o dedutivo e de procedimento o monográfico, com a utilização de pesquisa documental e bibliográfica. | - |
Descrição: dc.description | 33 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Título: dc.title | Inclusão no Brasil: desafios e possibilidades de uma educação inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: