Inclusão no Brasil: desafios e possibilidades de uma educação inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello-
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jéssica Espindola de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761868-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetiva compreender a inclusão como um conceito geral e a inclusão escolar do educando com deficiência no sistema regular de ensino, o que resultaria no exercício pleno de seu direito à educação, através da análise da legislação brasileira que respalda esses indivíduos. O estudo parte da ideia de que atualmente sabemos que apesar de o Brasil ter definido na legislação a Educação Inclusiva, os serviços educacionais oferecidos no sistema regular de ensino, ainda estão distantes de promover uma inclusão escolar com qualidade do educando com necessidades educativas especiais. Para isso, buscamos a trajetória histórica do atendimento educacional à pessoa com deficiência, desde as primeiras tentativas de atividades educacionais desenvolvidas, institucionalização, surgimento de escolas e das classes especiais, propostas de integração escolar e o modelo educativo que se busca alcançar com efetividade nos dias de hoje. Também apresenta-se a legislação referente ao direito à educação das pessoas com deficiência, desde as primeiras até as mais recentes. O método de abordagem adotado é o dedutivo e de procedimento o monográfico, com a utilização de pesquisa documental e bibliográfica.-
Descrição: dc.description33 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Título: dc.titleInclusão no Brasil: desafios e possibilidades de uma educação inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.