Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:16300870022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3111310248072636 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Maria Isaura Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:96523412322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0522752987611188 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Maria Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34598657922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9 | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Valesca Sobral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761859 | - |
Descrição: dc.description | Basée sur la théorie Semiolinguistique de l analyse du discours (CHARAUDEAU, 2009), cette recherche a pour but de d analyser les aspects du développement des compétences de lecture dans le domaine de l éducation des jeunes et adultes (EJA). Trois points seront focalisés : l objectif de l éducation des adultes par rapport à la formation des lecteurs ; le travail sur la compétence du langage (CHARAUDEAU, 2009) dans des manuels de langue portugaise employés dans ce programme d enseignement et l analyse de quelques problèmes de compréhension présentés par des apprenants du 9eme année à l École Primaire e 3eme année à l École Lycée de l EJA. On part de l hypothèse que, pour le plein développement des compétences du lecteur (SENNA, 2000), il est nécessaire que les activités d interprétation de textes pratiquées dans les écoles soient focalisées sur la leiturização et que la lecture soit comprise comme une tâche qui doit être réalisée dans l école et non pour l école (GERALDI,1997). Compte tenu de la perspective interactionniste (GERALDI, 1997 e MARCUSCHI, 2008), utiliser le texte comme un moyen pour établir le dialogue permet que l apprenant se positionne face au groupe scolaire, ce qui le transforme dans sujet du processus d apprentissage | - |
Descrição: dc.description | Fundamentada na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2009), esta pesquisa tem como objetivo avaliar aspectos do processo de desenvolvimento da competência leitora na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Três pontos serão focalizados e relacionados: os objetivos da EJA concernentes ao desenvolvimento das habilidades para a formação do indivíduo leitor; o trabalho com a competência de linguagem (CHARAUDEAU, 2009) em manuais de Língua Portuguesa desse programa de ensino e a análise de alguns dos problemas de compreensão apresentados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da EJA. Parte-se do pressuposto de que, para a plena capacitação do leitor (SENNA, 2000), é preciso que as atividades de interpretação de textos na escola centrem-se na leiturização e que a leitura seja entendida como uma tarefa que se realiza na escola e não para a escola (GERALDI,1997). Corroborado pela perspectiva interacionista (GERALDI, 1997 e MARCUSCHI, 2008), utilizar o texto como meio para o diálogo também permite ao educando posicionar-se diante do grupo escolar, tornando-o sujeito do processo de aprendizagem | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | competência leitora | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analyse du discours | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thérie Semiolinguistique | - |
Palavras-chave: dc.subject | competences de lecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Les supports pédagogiques | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento da competência leitora na educação de jovens e adultos (EJA) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: