Desenvolvimento da competência leitora na educação de jovens e adultos (EJA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:16300870022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3111310248072636-
Autor(es): dc.contributorPinto, Maria Isaura Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCPF:96523412322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0522752987611188-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.creatorFranco, Valesca Sobral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761859-
Descrição: dc.descriptionBasée sur la théorie Semiolinguistique de l analyse du discours (CHARAUDEAU, 2009), cette recherche a pour but de d analyser les aspects du développement des compétences de lecture dans le domaine de l éducation des jeunes et adultes (EJA). Trois points seront focalisés : l objectif de l éducation des adultes par rapport à la formation des lecteurs ; le travail sur la compétence du langage (CHARAUDEAU, 2009) dans des manuels de langue portugaise employés dans ce programme d enseignement et l analyse de quelques problèmes de compréhension présentés par des apprenants du 9eme année à l École Primaire e 3eme année à l École Lycée de l EJA. On part de l hypothèse que, pour le plein développement des compétences du lecteur (SENNA, 2000), il est nécessaire que les activités d interprétation de textes pratiquées dans les écoles soient focalisées sur la leiturização et que la lecture soit comprise comme une tâche qui doit être réalisée dans l école et non pour l école (GERALDI,1997). Compte tenu de la perspective interactionniste (GERALDI, 1997 e MARCUSCHI, 2008), utiliser le texte comme un moyen pour établir le dialogue permet que l apprenant se positionne face au groupe scolaire, ce qui le transforme dans sujet du processus d apprentissage-
Descrição: dc.descriptionFundamentada na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2009), esta pesquisa tem como objetivo avaliar aspectos do processo de desenvolvimento da competência leitora na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Três pontos serão focalizados e relacionados: os objetivos da EJA concernentes ao desenvolvimento das habilidades para a formação do indivíduo leitor; o trabalho com a competência de linguagem (CHARAUDEAU, 2009) em manuais de Língua Portuguesa desse programa de ensino e a análise de alguns dos problemas de compreensão apresentados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da EJA. Parte-se do pressuposto de que, para a plena capacitação do leitor (SENNA, 2000), é preciso que as atividades de interpretação de textos na escola centrem-se na leiturização e que a leitura seja entendida como uma tarefa que se realiza na escola e não para a escola (GERALDI,1997). Corroborado pela perspectiva interacionista (GERALDI, 1997 e MARCUSCHI, 2008), utilizar o texto como meio para o diálogo também permite ao educando posicionar-se diante do grupo escolar, tornando-o sujeito do processo de aprendizagem-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discurso-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Semiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectcompetência leitora-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectAnalyse du discours-
Palavras-chave: dc.subjectThérie Semiolinguistique-
Palavras-chave: dc.subjectcompetences de lecture-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectLes supports pédagogiques-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleDesenvolvimento da competência leitora na educação de jovens e adultos (EJA)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.