Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Petry, Hélène Cécile | - |
Autor(es): dc.contributor | Zuccarelli, Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jorge Luiz Teles da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761822 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetivou analisar as motivações para as práticas de leitura de jovens e adultos no Brasil. Diante dos indicadores sociais desfavoráveis em termos de alfabetização, compreensão leitora e comportamento leitor da população brasileira, bem como da persistência deste quadro negativo, faz-se necessário investigar o que estaria motivando este nível e esta qualidade da leitura no país, mais especificamente dentre o público jovem e adulto. Em primeiro lugar, foi problematizada a compreensão de leitura, enquanto hábito, gosto ou habitus. Em seguida, foi explorada teoricamente a questão de motivações. Por fim, fez-se uma análise de dados secundários sobre a leitura e suas motivações dentre jovens e adultos. As principais conclusões apontam para a validade do conceito de habitus, com devido ajuste para a realidade brasileira, para o peso relativo da classe social e para a relevância das motivações extrínsecas no que tange ao comportamento em relação à leitura de jovens e adultos no Brasil | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to analyze the motivations for the reading practices of youth and adults in Brazil. Given the unfavorable social indicators in terms of literacy, reading comprehension and reader behavior of the Brazilian population, as well as the persistence of this negative situation, it is necessary to investigate what would be motivating this level and this quality of reading in the country, more specifically among the youth and adult public. In the first place, the understanding of reading, as habit, taste or habitus, was problematized. Next, the question of motivations was theoretically explored. Finally, an analysis of secondary data about reading and its motivations among youth and adults was done. The main conclusions point to the validity of the concept of habitus, with due adjustment to the Brazilian reality, to the relative weight of social class and to the relevance of the extrinsic motivations regarding the behavior in relation to the reading of youth and adults in Brazil | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação para ler | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adulto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adults | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation to read | - |
Título: dc.title | As motivações para as práticas de leitura de jovens e adultos no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: