Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fratucci, Aguinaldo Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Edra, Fátima Priscila Morela | - |
Autor(es): dc.contributor | Spolon, Ana Paula Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Braz, Thiago Rangel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1198 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761820 | - |
Descrição: dc.description | Impulsionado pelos megaeventos dos próximos anos, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, o sistema de transporte público urbano da cidade do Rio de Janeiro, cidade sede destes eventos, está passando por grandes transformações. A implantação do Bus Rapid Transit (BRT), do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a expansão metroviária da cidade, estão entre as principais transformações que visam o melhor atendimento aos residentes e aos visitantes oriundos destes megaeventos. Neste trabalho, temos como principais objetivos avaliar o serviço de transporte público da cidade do Rio de Janeiro, a partir do olhar do residente e do visitante e avaliar o conhecimento dos residentes com relação às intervenções acima listadas. Para que nossos objetivos fossem atendidos foram realizadas duas entrevistas estruturadas: uma com os residentes da cidade e a outra com os visitantes, estrangeiros ou nacionais, que aqui se encontravam. Estas pesquisas, de caráter quantitativo, descritivo e exploratório, cujo método utilizado foi o survey, nos revelaram que, para os residentes, o serviço de transporte público carioca é considerado ruim, sendo o custo para o usuário e a segurança no transporte os principais pontos negativos. Já para os visitantes, o mesmo serviço público de transporte foi bem avaliado, sendo o custo para o usuário e a segurança os requisitos mais bem avaliados. Com relação às atuais intervenções neste sistema, a maior parte dos residentes acredita que resolverão de forma parcial os atuais problemas de mobilidade urbana, sendo um dos legados dos grandes eventos | - |
Descrição: dc.description | Boosted by mega events of the next few years, as the FIFA World Cup 2014 and the 2016 Olympic Games, the urban public transport system of the city of Rio de Janeiro, host city of these events, is undergoing major transformations. The implementation of the Bus Rapid Transit (BRT), the Light Rail Transit (LRT) and subway expansion of the city, are among the major changes aimed at better service to residents and visitors from these mega events. In this work, we have as main objectives, to evaluate the public transport service in the city of Rio de Janeiro, from the look of the resident and visitor and to evaluate the knowledge of residents regarding the interventions listed above. For that our goals were met, were conducted two structured interviews: One with the residents of Rio and other with visitors that were here, foreign or domestic. These researches, quantitative, descriptive and exploratory nature, which method used was the survey , revealed to us that, for residents, service of Rio de Janeiro public transport is considered bad, and the cost to the user and transportation safety, the main negative points. As for the visitors, the same public transport service was well evaluated, and the cost to the user and security requirements the better evaluated. Regarding current interventions in this system, most residents believe that partially solve the current problems of urban mobility, one of the legacies of the megaevents | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Megaeventos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro, RJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban public transport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Megaevents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro, RJ | - |
Título: dc.title | Mobilidade urbana, transportes públicos e megaeventos: o olhar dos visitantes e dos residentes do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: