Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Mayra Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Ana Carolina Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14635 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761818 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo verificar como o suporte social, que contribui de maneira significativa para a manutenção e integridade física e psicológica do indivíduo, está associado ao bem-estar psicológico de estudantes universitários. Participaram desta amostra 100 jovens universitários de ambos os sexos com a faixa etária entre 17 a 30 anos cursando o primeiro ou último ano de graduação em universidades públicas e privadas na cidade de Campos dos Goytacazes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário sócio demográfico, desenvolvido mediante a necessidade do estudo; a escala de suporte social para adultos (EPSUS-A), a escala de bem-estar psicológico (EBEP) e o SelfReportingQuestionnaire (SRQ-20). Nos resultados da EBEP não foram identificadas diferenças significativas entre os sexos e o período de graduação dos estudantes. No SRQ-20, 61% dos participantes apresentaram queixas de sofrimento psíquico, havendo predominância das mulheres. Já no EPSUS os estudantes obtiveram como resultado suporte social médio alto e alto. Por fim, não foi possível encontrar relação entre o BEP e o suporte social com o sofrimento psíquico. Os resultados corroboram a vulnerabilidade dos estudantes universitários e apontam para a necessidade de ampliar a discussão em torno do sofrimento psíquico dos universitários e de desenvolver meios de prevenção e intervenção no ambiente acadêmico | - |
Descrição: dc.description | El presente estudio tuvo como objetivo verificar cómo el apoyo social, que contribuye significativamente al mantenimiento e integración del individuo físico y psicológico, se asocia con el bienestar psicológico de los estudiantes universitarios. Se reclutó una muestra de 100 estudiantes universitarios de ambos sexos, con edades entre 17 y 31 años, de lo primer o último año de graduación en universidades públicas y privadas de la ciudad de Campos dos Goytacazes. Los instrumentos utilizados para la recolección de datos son: cuestionario demográfico, desarrollado por las necesidades del estudio; la escala de apoyo social para adultos (EPSUS-A), la escala de bienestar psicológico (EPEP) y el Self- Reporting Questionnaire (SRQ-20). En los resultados de EBEP no se identificaron diferencias significativas entre los sexos y el período de pre grado de los estudiantes. En SRQ-20, el 61% de los participantes se quejó de sufrimiento psíquico, con predominio de mujeres. En EPSUS, los estudiantes obtuvieron un apoyo social pro medio alto y alto como resultado. Finalmente, no fue posible encontrar una relación entre el BEP y el apoyo social con sufrimiento psíquico. Los resultados corroboran la vulnerabilidad de los estudiantes universitarios y apuntan a la necesidad de ampliar la discusión sobre el sufrimiento psíquico de los estudiantes universitarios y desarrollar medios de prevención e intervención en el entorno académico | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar psicológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suporte social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Título: dc.title | Suporte social e bem-estar psicológico de estudantes universitários | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: