Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Letícia Maria Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/306 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761807 | - |
Descrição: dc.description | Apresentam-se os resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento: uma análise a partir dos cadernos escolares, vinculado ao edital PIBIC 2011-2012 pelo Projeto de Iniciação Científica concluído na Universidade Federal Fluminense – RJ. A partir de 1968, o Colégio São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática, sob a iniciativa de Dom Irineu Penna, a desenvolvida pelo matemático belga George Papy. Especificamente, notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas, “embora o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado pela maioria das pessoas como sendo uma reforma que não teve sucesso”. A análise dessa experiência é feita sobretudo através de cadernos escolares datados da década de 70, obtidos com um ex-aluno e contemplando as séries do ginásio e do científico. Os cadernos compõem parte de um acervo escolar que comporta outras fontes, tais como apostilas de conteúdo, provas e listas de exercícios. Fabricou-se então um inventário sumário e uma catalogação das fontes, descreveram-se resumidamente os conteúdos abordados nas respectivas séries e iniciou-se uma análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades – bem como das escolhas de conteúdo e metodologia feitas por Dom Irineu e de algumas justificativas por ele apresentadas. A pesquisa continua seu desenvolvimento no Programa de Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Moderna | - |
Título: dc.title | Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: