Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Letícia Maria Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761807-
Descrição: dc.descriptionApresentam-se os resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento: uma análise a partir dos cadernos escolares, vinculado ao edital PIBIC 2011-2012 pelo Projeto de Iniciação Científica concluído na Universidade Federal Fluminense – RJ. A partir de 1968, o Colégio São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática, sob a iniciativa de Dom Irineu Penna, a desenvolvida pelo matemático belga George Papy. Especificamente, notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas, “embora o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado pela maioria das pessoas como sendo uma reforma que não teve sucesso”. A análise dessa experiência é feita sobretudo através de cadernos escolares datados da década de 70, obtidos com um ex-aluno e contemplando as séries do ginásio e do científico. Os cadernos compõem parte de um acervo escolar que comporta outras fontes, tais como apostilas de conteúdo, provas e listas de exercícios. Fabricou-se então um inventário sumário e uma catalogação das fontes, descreveram-se resumidamente os conteúdos abordados nas respectivas séries e iniciou-se uma análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades – bem como das escolhas de conteúdo e metodologia feitas por Dom Irineu e de algumas justificativas por ele apresentadas. A pesquisa continua seu desenvolvimento no Programa de Mestrado em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Moderna-
Título: dc.titleFontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o movimento da matemática moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro.-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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