Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cova, Rose Mary Latini | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabiana Monteiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cova, Rose Mary Latini | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Fabiana Monteiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Carolina Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761804 | - |
Descrição: dc.description | O conhecimento químico é indispensável para o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, sobretudo no que diz respeito à busca por práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais, na qual está inserida a utilização de materiais adsorventes para fins de remediação de áreas contaminadas. Entretanto, observa-se uma desconexão entre a teoria e a prática profissional dos alunos nos cursos de Química do ensino superior, reforçando a necessidade de se romper com a visão simplista, tecnicista e hegemônica da ciência. Neste contexto, o presente estudo buscou aproximar o conteúdo de adsorção à prática profissional do educando sob um viés ambiental, por meio do experimento “Adsorção sobre sólidos” da disciplina de Físico-Química V Experimental dos cursos de Química da Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói, Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos teóricos de adsorção, bem como foram identificados estudos acerca de adsorção sobre sólidos aplicados em remediação por meio de artigos publicados na revista Química Nova. Paralelamente, foram selecionadas propostas de ensino para atividades experimentais publicadas na mesma revista, a fim de compreender como elas vêm sendo abordadas e discutidas no ensino de Química, assim como foi analisado o capítulo referente ao experimento de adsorção presente no Manual de Laboratório da referida disciplina. Os dados foram analisados tomando por base os princípios da análise textual discursiva. A partir de propostas e sugestões para a apostila, buscou-se reforçar a importância de uma atividade experimental transcender a sala de aula, bem como o papel mediador do professor e o destaque à autonomia do aluno, considerando aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos. Para trabalhos futuros, sugere-se incluir ao referido experimento, adsorventes diferentes de carvão ativo, como o biocarvão, problematizando com os alunos outras possibilidades de aplicação prática do conteúdo na remediação de áreas contaminadas. | - |
Descrição: dc.description | Chemical knowledge is essential for the scientific and technological development of society, especially in the search for sustainable practices to minimize environmental impacts, which includes the use of adsorbent materials in the remediating contaminated areas. However, there is a dichotomy between theory and professional practice of students in undergraduate Chemistry courses, reinforcing the need to break with the simplistic, technicist and hegemonic view of science. In this context, the present study sought to relate the adsorption content to the student’s professional practice under an environmental bias, through the experiment "Adsorption by solids" from the Físico-Química V Experimental subject from the chemistry courses at the Universidade Federal Fluminense, in Niterói, Rio de Janeiro. For this, a bibliographic research was carried out about the theoretical principles of adsorption, as well as studies of adsorption by solids applied in remediation through articles published in the Revista Química Nova. In parallel, teaching proposals were searched for experimental activities published in the same journal, in order to understand how these activities have been presented and discussed in the Chemistry teaching, as well as the referred chapter of adsorption experiment present in the Laboratory Manual of that discipline. Data were analyzed based on the principles of discursive textual analysis. From proposals and suggestions for the manual, we sought to reinforce the importance of experimental activity transcending the classroom, as well as the teacher's mediating role and the student autonomy, considering environmental, social, economic and political aspects. For future works, the suggestion is to include in this experiment adsorbents other than active carbon, such as biochar, discussing with the students other possibilities of practical application of the adsorption content in the remediation of contaminated areas. | - |
Descrição: dc.description | 67 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adsorção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adsorção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento teórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remediação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adsorption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remediation | - |
Título: dc.title | Experimentação na formação em química: uma proposta para estudo de adsorção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: