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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sá, Tatiane Militão de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dawes, Tathianna Prado | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Gildete da Silva Amorim Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Jéssica do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Dawes, Tathianna Prado | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21849 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761795 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar as atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialista da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação, conforme Denzin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar no aluno questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum mitos da Libras aponta debates importantes através de 5 perguntas norteadoras: 1. A língua de sinais é uma mistura de mímica e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos? 2. Só há uma língua de sinais que é universal e usada por todas pessoas surdas? 3. A língua de sinais é subordinada, derivada e inferior às línguas orais? 4. A língua de sinais é um sistema de comunicação superficial, com conteúdo limitado, sendo estética e expressiva? 5. A língua de sinais deriva da comunicação gestual espontânea de ouvintes? Para aprofundar temáticas sobre movimentos sociais e cultura surda aplicados à disciplina de Sociologia de maneira transdisciplinar, pois as atividades apresentadas ao aluno na Educação Básica colabora com pesquisas anteriores e contribui para expandir a autonomia frente a própria aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | This paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities, students use discussions, specifically forums, to describe the reflections of the activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Denzin (1978) and Flick (1992). . In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Libras Myths Forum points to important debates through 5 guiding questions: 1. Is sign language a mixture of mime and concrete gesturing, unable to express abstract concepts? 2. Is there only one sign language that is universal and used by all deaf people? 3. Is the sign language subordinate, derived and inferior to oral languages? 4. Is sign language a superficial communication system with limited content, aesthetic and expressive? 5. Does sign language derive from the spontaneous gesture communication of listeners? To deepen themes about social movements and deaf culture applied to the discipline of Sociology in a transdisciplinary way, as the activities presented to students in Basic Education collaborate with previous research and contribute to expand the autonomy facing their own learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura surda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos pelos direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Título: dc.title | A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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