Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Daniel Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompilho, Wendel Mattos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Amanda Luiza dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Francisco de Assis Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23527 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761793 | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo, em primeiro plano, é proposta a concretização de uma avaliação comparativa de metodologias de ensino, tendo como objetivo a investigação acerca da capacidade das mesmas em gerar aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Em uma segunda fase é proposta a construção e aplicação de fórmulas didáticas, tratando-se por sua vez, de aplicações combinadas de distintas metodologias de ensino, a fim de maximizar os efeitos sobre a aprendizagem e sobre o comportamento dos indivíduos no âmbito escolar. O procedimento metodológico é constituído em fases que partem da preparação do referencial teórico até o levantamento e análise de dados provenientes de um estudo experimental em campo. Em relação à fundamentação teórica do projeto, o estudo traz perspectivas e visões de variadas pesquisas pertencente ao campo educacional, neurocientífico e neuropsicológico. As análises e interpretações dos dados sugerem grande impacto da pesquisa sobre as práticas de ensino e a compreensão do processo de aprendizagem dos indivíduos, desde os efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, à mudança de comportamento. Em suma, esta abordagem possibilitou a geração de resultados significativos por meio do aprimoramento de práticas docentes a fim de facilitar a aprendizagem, apoiado sobre a intensa aplicação de metodologias didáticas voltadas ao estímulo e desenvolvimento cognitivo e a construção de diretrizes para melhor aproveitamento didático | - |
Descrição: dc.description | In this study, in the foreground, it is proposed the accomplishment of a comparative evaluation of teaching methodologies, aiming the investigation about their capacity to generate learning and cognitive development. In a second phase it is proposed the construction and application of didactic formulas, which in turn are combined applications of different teaching methodologies, in order to maximize the effects on learning and on the behavior of individuals in the school environment. The methodological procedure consists of phases from the preparation of the theoretical reference to the survey and analysis of data from an experimental study in the field. In relation to the theoretical basis of the project, the study brings perspectives and visions of varied researches belonging to the educational field, neuroscientific and neuropsychological. The analyzes and interpretations of the data suggest a great impact of the research on the teaching practices and the understanding of the learning process of the individuals, from the effects on the cognitive development of the subjects, to the behavior change. In short, this approach allowed the generation of significant results through the improvement of teaching practices in order to facilitate learning, supported by the intense application of didactic methodologies aimed at stimulus and cognitive development and the construction of guidelines for better didactic utilization | - |
Descrição: dc.description | 117 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de métodos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fórmulas didáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuroeducação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation of teaching methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic formula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuroeducation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive psychology | - |
Título: dc.title | Avaliação comparativa de metodologias didáticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: