A contribuição do serviço social na inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: uma experiência em Campos dos Goytacazes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Maria Clélia Pinto-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Maria Clélia Pinto-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Isabela Sarmet de-
Autor(es): dc.contributorFreitas Junior, Paulo Santos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ludymilla Raymundo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13351-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761782-
Descrição: dc.descriptionO paradigma da educação inclusiva tem se estabelecido como um modelo desafiador para a sociedade atual. Diante de várias expressões negativas da educação brasileira, observa-se a educação inclusiva quase como uma utopia. Mas, acredita-se que esse modelo de educação, disseminado a partir da Declaração de Salamanca, seja a melhor forma para se combater a exclusão e discriminação educacional das pessoas com necessidades educativas especiais. Este trabalho tem por finalidade levar uma reflexão através de dados bibliográficos, sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas com necessidades educativas especiais no momento de sua inserção ou permanência no ensino regular. Pelo presente estudo, conclui-se que embora a legislação voltada à inclusão social tenha evoluído ao longo das décadas, muitos desafios são enfrentados no sentido de efetivá-las na prática. Os estudos abordados nesta monografia apontaram barreiras parecidas para a concretização de um ensino integrador, inclusivo e de qualidade, tais como, falta de estrutura nos ambientes escolares, de prioridade de políticas voltadas para este contexto, de integração entre os gestores públicos, de mudança de mentalidade no meio social e, especialmente, de preparação dos profissionais, que não conseguem gerenciar as diferenças nas salas de aula. Justifica-se a escolha deste tema diante dos desafios da exclusão, ainda vivenciada pelas crianças com necessidades especiais, especificamente, no âmbito escolar, impossibilitando que estas tenham acesso à escola regular e, consequentemente, a um ensino igualitário em relação às demais crianças da sociedade. O interesse pelo tema, também surgiu a partir das observações realizadas durante o contexto de ensino e aprendizagem na disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social. Somando-se ao contexto de ensino teórico, cabe-nos ressaltar os inúmeros momentos de trocas de conhecimentos, de ideias e de proposições que surgiram, nos espaços do exercício profissional do Serviço Social, no Colégio Municipal Lulo Ferreira de Araújo, localizado em Morro do Coco, Campos dos Goytacazes RJ, de abril de 2017 a julho de 2018. Considera-se relevante o esforço profissional do Serviço Social em construir aproximações, fundamentadas nas competências teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas, com a comunidade local e, internamente, com os estudantes com deficiência, familiares, professores e gestores, observado a partir da experiência do estágio curricular em Serviço Social, que possibilitou o envolvimento nas questões relacionadas à educação inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionThe inclusive education paradigm has established itself as a challenging model for today's society. Faced with various negative expressions of brazilian education, inclusive education is seen almost as a utopia. But it is believed that this model of education, disseminated from the Salamanca Declaration, is the best way to combat the exclusion and educational discrimination of people with special educational needs. This paper aims to bring a reflection through bibliographic data about the difficulties encountered by people with special educational needs at the time of their insertion or stay in regular education. The present study concludes that although social inclusion legislation has evolved over the decades, many challenges are faced in order to implement them in practice. The studies addressed in this monograph pointed similar barriers to the achievement of an integrative and quality education, such as lack of structure in school environments, priority of policies aimed at this context, integration between public managers, change of mentality in the social environment and especially the preparation of professionals who cannot manage differences in the classroom. The choice of this theme is justified in view of the challenges of exclusion, still experienced by children with special needs, specifically in the school environment, making it impossible for them to have access to regular school and, consequently, to an equal education in relation to other children in society. Interest in the topic also arose from the observations made during the context of teaching and learning in the subject of supervised internship in Social Work. In addition to the theoretical teaching context, it is worth mentioning the innumerable moments of exchange of knowledge, ideas and propositions that arose, in the spaces of the professional practice of Social Work, at the Municipal School Lulo Ferreira de Araújo, located in Morro do Coco, Campos dos Goytacazes RJ, from April 2017 to July 2018. It is considered relevant the professional effort of Social Work in building approximations, based on theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative skills, with the local community and, internally, with students with disabilities, family members, teachers and managers, observed from the experience of the curricular internship in Social Work, which enabled involvement in issues related to inclusive education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiencia-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso a educação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial rights-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Work-
Título: dc.titleA contribuição do serviço social na inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: uma experiência em Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.