Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Carlos Vítor de Alencar-
Autor(es): dc.contributorSanto, Marco Aurélio do Espírito-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Robson Ancelme de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761777-
Descrição: dc.descriptionNa sociedade atual, os conhecimentos que estão relacionados à área de ciências da natureza apresentam-se com certa importância, tanto no que diz respeito ao seu papel na compreensão sobre os equipamentos tecnológicos utilizados no dia-a-dia, quanto para uma melhor qualidade de vida. Esses conhecimentos também contribuem para maior participação social, além de melhorar a inserção do cidadão no mercado de trabalho, favorecendo o exercício da cidadania plena. A apropriação do conhecimento por parte dos alunos é marcada por desempenhos fracos constatados em exames nacionais e internacionais. E o ensino de ciências, e particularmente de física, desperta pouco interesse dos alunos. Nesse contexto, o ensino de física, e em particular o de eletromagnetismo, encontram grandes desafios na sua execução, uma vez que os conceitos e fenômenos envolvidos são poucos intuitivos aos alunos, além de requerer grande capacidade de abstração. O ensino de física na educação básica apresenta excessivo conteúdo expositivo, permeado de cálculos matemáticos, dificultando a compreensão dos fenômenos em si. Além disso, as práticas experimentais que poderiam auxiliar numa aprendizagem potencialmente mais significativa, apresentam diversas dificuldades na sua execução. A fim de proporcionar uma metodologia mais participativa e motivadora aos estudantes, propomos a utilização de dispositivos confeccionados com materiais de baixo custo relativo, numa sequência de atividades pré-determinadas que proporcione aos estudantes, uma melhor visualização de alguns dos fenômenos eletromagnéticos, pretendendo-se, assim, uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, que poderá ser utilizado por docentes do 3º ano do ensino médio, a fim de possibilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.-
Descrição: dc.descriptionIn today's society, knowledge related to the field of natural sciences is of some importance, both in terms of its role in understanding the technological equipment used in everyday life and in life. This knowledge also contributes to greater social participation, besides improving the insertion of the citizen in the labor market, favoring the exercise of full citizenship. Students' appropriation of knowledge is marked by poor performance in national and international examinations. And the teaching of science, and particularly of physics, arouses little interest among students. In this context, the teaching of physics, and in particular that of electromagnetism, find great challenges in its execution, since the concepts and phenomena involved are few intuitive to the students, besides requiring great capacity for abstraction. The teaching of physics in basic education presents excessive expository content, permeated by mathematical calculations, making it difficult to understand the phenomena per se. In addition, the experimental practices that could help a potentially more significant learning, present several difficulties in its execution. In order to provide a more participatory and motivating methodology for students, we propose the use of devices made with materials of low relative cost, in a sequence of predetermined activities that give the students a better visualization of some of the electromagnetic phenomena, thus potentially more meaningful learning. As a product associated with this dissertation, we have prepared a separate document, which can be used by teachers of the 3rd year of high school, in order to enable the application of this proposal in the classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLow effective cost materials-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetism-
Título: dc.titleUso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.