Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Joysinett Moraes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mariano, Sandra Regina Holanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Elaine Di Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7803726313983226 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0522342291643601 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4506371398515412 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9333404937259230 | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Geovanne Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13243 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.06070133625 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761770 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo trouxe como objetivo desenvolver uma proposta de Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) no Instituto Federal Sudeste de Minas – Campus Juiz de Fora. A princípio, foi realizada uma pesquisa às principais bases de dados de portais de artigos científicos, teses e dissertações para conhecer o estado da arte acerca do tema. Também, foram analisados os PPAs existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras para subsidiar a construção da Proposta do PPA para o IF Sudeste MG. Em seguida, foi realizada uma pesquisa com o público interno do IF Sudeste MG, com marco temporal de três anos para os três públicos (início, pré-aposentado ou em abono e aposentados). A escolha da amostra considerou os três (3) maiores e mais antigos campi do IF Sudeste MG, com um índice de confiança de 95%, o que definiu um total de 57 sujeitos que fizeram parte da pesquisa em pauta. Todos responderam ao questionário e foram entrevistados pelo pesquisador. O público interno entrevistado sugeriu temas para a confecção da proposta de um Plano de Ação para um PPA com seus objetivos, etapas e fluxos, que será entregue ao IF Sudeste MG, para ser avaliado e, quiçá, implementado/aplicado, em momento oportuno. O PPA proposto prevê a capacitação dos dois segmentos envolvidos (docentes e técnico administrativo em educação), com movimentação de equipe multidisciplinar (palestrantes e instrutores) que poderão conduzir ou desenvolver atividades no âmbito do PPA. Tal programa tem impacto, pois viabilizará o cumprimento da demanda de um PPA - IF Sudeste MG, previsto no PDI, além de promover políticas de bem-estar e valorização do ser humano. A saber, a Proposta em pauta foi inspirada nos PPAs já existentes nas IFES pesquisadas, acrescido do que foi aprendido ao longo da pesquisa bibliográfica. Espera-se, sobretudo, contribuir para a educação para aposentadoria, desde o ingresso do servidor na organização, conforme prevê Portaria nº 12, de 20 de novembro de 2018. O trabalho tem como foco o Campus Juiz de Fora, mas poderá ser replicado nos demais campi, que se interessarem pelo PPA. | - |
Descrição: dc.description | This study brought the objective of developing a proposal from Retirement Preparation Program (PPA) at the Federal Institute of Southeast MG - Campus Juiz de Fora. At first, a survey of the major papers portals databases was conducted, theses and dissertations to know the state of the art on the subject. We also analyzed the existing PPAs in the Brazilian Institutions of Higher Education (IFES) to subsidize the construction of the PPA Proposal for the IF Southeast MG. Then a survey of the internal public IF Southeast MG was held, with timeframe of three years for the three groups (beginning, pre-retired and retired). The choice of the sample considered the three (3) largest and oldest campuses IF Southeast MG, with a 95% confidence index, which set a total of 57 subjects who were part of the research agenda. All responded to the questionnaire and were interviewed by the researcher. The internal public respondent suggested topics for the preparation of the proposal for an Action Plan for a PPA with your goals, steps and streams which will be delivered to IF Southeast MG, for reviews and perhaps implemented / applied in due time. The proposed PPA provides for the training of the two segments involved (teachers and administrative technician education), with a multidisciplinary team (lecturers and instructors) who can conduct or develop activities under the PPA. Such a program has an impact, as will enable the fulfillment of the demand of a PPA - IF Southeast MG provided for in PDI and promote wellness policies and valuing human being. To know, the proposal in question was inspired by the existing PPAs in the surveyed IFES, plus what was learned along the literature. It is expected, above all, to contribute to retirement education, since the server's entry into the organization, as provided Ordinance No. 12 of November 20, 2018. The work focuses on Campus Juiz de Fora, but can be replicated in other campuses, which are interested in the PPA. | - |
Descrição: dc.description | 166 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para aposentadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de preparação para aposentadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento na carreira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta de um PPA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidor público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aposentadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retirement education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retirement preparation program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Career development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposal for a PPA | - |
Título: dc.title | Programa de preparação para aposentadoria no Instituto Federal Sudeste de Minas – Campus Juiz de Fora: uma proposta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: