Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Jaehn, Lisete | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Letycia Canhete de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761749 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca discutir sobre o significado da escuta e qual a relevância que ela tem para o campo da Pedagogia. Pretende-se, então, reafirmar a Pedagogia enquanto ciência, compreendendo sua identidade epistemológica; ou seja, quais significados são intrínsecos à Pedagogia e ao fazer pedagógico e, então, como a escuta pode colaborar com a práxis docente. Dessa forma, almeja também contribuir com a formação no campo da docência, ratificando o papel da Pedagogia e localizando a escuta como um saber pedagógico. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, tecendo este estudo com autores como Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, entre outros. Por fim, defende a perspectiva da Pedagogia como ciência da escuta, que zela por uma experiência humana, amorosa e ética. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to discuss the meaning of listening and its relevance to the Pedagogy field. It intends to reaffirm Pedagogy as a science, comprehending its epistemological identity; in other words, which meanings are intrinsic to Pedagogy and its practice, and how listening could collaborate with the teaching praxis. Thus, it also seeks to contribute to the academic and professional formation in the field of teaching, ratifying the role of Pedagogy and placing listening as a pedagogical knowing. Hence the methodology of literature review is employed, weaving this study with authors such as Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, among others. Lastly, it defends the perspective of Pedagogy as the science of listening, which cares for a humane, loving, and ethical experience. | - |
Descrição: dc.description | 37 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adulto-criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Listening pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult-child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: