Diálogos e subsídios para a Educação das Relações Étnico-raciais na Licenciatura em Educação Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Claudia Foganholi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Moisés Teixeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27073-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761696-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo compreender o significado da disciplina Educação Física e Educação das Relações Étnico-Raciais para os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense, nos primeiro e segundo semestres de 2019. Para isso, perguntamos aos estudantes qual situação vivenciada fora dos muros da universidade os fizeram lembrar das discussões estabelecidas em sala de aula e como a disciplina os afetava como futuros professores. Os dados coletados foram analisados com a metodologia de inspiração fenomenológica e nos indicam que os e as estudantes demonstram em seus relatos reconhecer e compreender as situações de racismo nas relações cotidianas e problematizá-las, bem como reconhecem a necessidade de valorização das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas como parte de suas formações docentes.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to understand the meaning of the subject Physical Education and Education of Ethnic-Racial Relations for students of the undergraduate course in Physical Education at Universidade Federal Fluminense, in the first and second semesters of 2019. For this, we asked the students what situation experienced outside the university walls made them remember the discussions established in the classroom and how the discipline affected them as future teachers. The data collected were analyzed with a phenomenologically inspired methodology and indicate that the students recognize and understand the situations of racism in their daily relationships and problematize them, as well as recognize the need to value Afro-Brazilian, African, and indigenous histories and cultures as part of their teaching training.-
Descrição: dc.description30 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639-
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.645-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação das relações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 10.639-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 11.645-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation for ethnic-racial relations-
Título: dc.titleDiálogos e subsídios para a Educação das Relações Étnico-raciais na Licenciatura em Educação Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.