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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Serra, Carlos Henrique Aguiar | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73124566722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2288728426904473 | - |
Autor(es): dc.creator | Miwa, Luiz Carlos Fumiaki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:00:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:00:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761672 | - |
Descrição: dc.description | The objetive of this thesis can be expressed as the analysis of the relationship between the phenomenon of terrorism and internal security of the United States, through the study of changes in the political, and the measures implemented by this political power to combat threats arising terrorist groups, after the attacks of September 11, 2001, particularly in the aviation and airport environments. The methodology was based on the literature and on documents collected on the internet. The factors defended by Buzan, Waever and Wilde (1998) political, economic, military, environmental and social were analyzed as we believed that they were linked to the process of securitization between contemporary states. We used also as a specific variable, airport security, through the study of aerial movement, both cargo and passengers, as well as luggage lost. It was thought, in this way, that would be created a representation of the influence of the terrorist attacks in the weakening or not the USA. The option for the study of air transportation can be justified in terms of the number of movements, both passenger and cargo, performed around the world, especially to and from the United States daily. The difficulty of inspection and control of what is transported, is a factor able to put in evidence the risk to the safety of the country, besides constituting a vulnerability by inserting illicit artifacts, including explosives, chemical or biological agents. So, in short, the focus of debate, conducted throughout this work, revolves around the issue of terrorism and the need for securitization by the American political power, depending on the acts committed by extremists | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral desta tese pode ser expresso como a análise da relação entre o fenômeno do terrorismo e a segurança interna dos Estados Unidos, mediante o estudo das mudanças ocorridas, no nível político, bem como das medidas implantadas por esse poder político para combater as ameaças oriundas dos grupos terroristas, após os atentados de 11 de setembro de 2001, em particular, nos ambientes aeronáutico e aeroportuário. A metodologia empregada baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, esta última, sustentada em informações colhidas, principalmente, à internet. Nesse sentido, foram analisados os seguintes fatores defendidos por Buzan, Waever e Wilde (1998), como sendo ligados ao processo de securitização coletiva entre os estados contemporâneos: político, econômico, militar, ambiental e social. Utilizou-se, ainda, como variável específica, a segurança aeroportuária, por intermédio do estudo do movimento aéreo, tanto de cargas como de passageiros, além do extravio de bagagens. Julgou-se, dessa maneira, que estaria sendo criada uma representação da influência dos ataques terroristas no enfraquecimento, ou não dos Estados Unidos. A opção pelo estudo do modal aéreo pode ser justificada em função da quantidade de movimentos, tanto de passageiros como de carga, efetuados ao redor do mundo, em especial com destino e a partir dos Estados Unidos, diariamente. Pela dificuldade de controle e inspeção daquilo que é transportado, tal fator é capaz de configurar um risco para a segurança daquele país, além de constituir uma vulnerabilidade pela inserção de artefatos ilícitos, entre os quais explosivos, ou agentes químico-biológicos. Portanto, em suma, o foco do debate, realizado ao longo deste trabalho, gira em torno do fenômeno do terrorismo e da necessidade de securitização, por parte do poder político estadunidense, em função dos atos praticados por extremistas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciências Políticas | - |
Publicador: dc.publisher | Teoria Política e Interpretações do Brasil e Estado e Sociedade | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder (Ciências sociais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroporto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terrorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atentado Terrorista de 11 de setembro de 2001 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Securitização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power (social sciences) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Airport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terrorism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terrorist attack of September 11, 2001 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Securitization | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | - |
Título: dc.title | A segurança interna dos Estados Unidos da América e os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001: um estudo sobre as mudanças na segurança aeroportuária estadunidense após o 9/11 | - |
Título: dc.title | The internal security of the United States of America and the terrorist attacks of September 11, 2001: a study on changes in u.s. airport security after the 9/11 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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