Empreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Saulo Barroso-
Autor(es): dc.contributorSilva, Joysinett Moraes-
Autor(es): dc.contributorMachado, Marcello de Barros Tomé-
Autor(es): dc.creatorGomes, Mariana Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761670-
Descrição: dc.descriptionA temática do empreendedorismo social abrange iniciativas com diferentes formatos, sendo os chamados negócios sociais uma delas. Negócios sociais são novos arranjos e modelos para dar conta dos desafios de uma população crescente que está ultrapassada, por não oferecer oportunidades iguais a todos. Dessa forma, esse tipo de organização pretende ter lucro, mas também gerar valor social. O empreendedorismo exerce importante papel sobre a sociedade com a geração de emprego e possibilidade de ascensão social dos indivíduos. Práticas e segmentos turísticos, como o turismo sustentável ou turismo de base comunitária, se alinham a possibilidade de uma atividade turística consciente com geração de impactos sociais positivos. Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre negócios sociais e turismo. Para isso, no primeiro capítulo foi feito uma revisão da literatura a respeito de três conceitos: empreendedorismo social; negócios sociais; e turismo. Nesse levantamento bibliográfico foram consultados muitos artigos científicos, especialmente internacionais, além de fontes clássicas. E no segundo capítulo foi realizado uma pesquisa de campo com entrevista semiestrutura aplicada a duas organizações brasileiras que atuam no turismo. Essa pesquisa tem caráter descritivo e exploratório. Como principal resultado dessa pesquisa, destacamos a afirmação de que há relação entre as temáticas, negócios sociais e turismo, bem como algumas particularidades pertinentes a essas organizações que atuam no turismo-
Descrição: dc.descriptionSocial entrepreneurship encompasses initiatives with different formats and the social business is one of those. Social businesses are new arrangements and models help the challenges of a growing population that is outdated, for not to offer equal opportunities to all. Thus, this type of organization intends to make a profit, but also generate social value. Entrepreneurship plays an important role on society with the creation of jobs and the possibility of social position. Practices and tourism segments, such as sustainable tourism or community-based tourism, line up the possibility of a conscious tourism generating positive social impacts. This work aims to analyze the relationship between social business and tourism. For this, the first chapter is a literature review about three concepts: social entrepreneurship; social business; and tourism. In this literature review were consulted many scientific articles, especially international, and classical sources. And in the second chapter was conducted with field research applied for a two Brazilian organizations working in tourism by an interview. This study is descriptive and exploratory. As the main result of this research, we highlight the statement that there is a relationship between the thematic of social business and tourism, as well as some relevant characteristics to those organizations that work in tourism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo social-
Palavras-chave: dc.subjectNegócios sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectSocial entrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectSocial business-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Título: dc.titleEmpreendedorismo social, negócios sociais e turismo: um estudo com organizações brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.