A egrégora bolsonarista e o retorno das espiritualidades não-hegemônicas brasileiras ao espaço privado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Daniela Juliano-
Autor(es): dc.contributorKremer, Bianca-
Autor(es): dc.contributorRangel, Tauã Lima Verdan-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Camila Flora dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761667-
Descrição: dc.descriptionAs religiões constituem parte relevante da construção social. Assim, têm íntima relação com aspectos culturais, sociais, raciais e econômicos, influenciando, em maior ou menor escala, a vida de muitos brasileiros. Religiões que há séculos se desenvolvem livremente na sociedade, inclusive vinculadas ao Estado, decerto, possuem um maior grau de influência na sociedade do que aquelas oriundas de grupos marginalizados. Nesse sentido, por meio do presente trabalho se pretende analisar a forma como a relação entre o Presidente e seus apoiadores se constrói, bem como de que modo essa relação é capaz de influenciar na existência de uma egrégora cristã que busca o domínio do espaço público e provoca, ainda mais, um recuo das religiosidades não-hegemônicas. Além disso, far-se-á uma análise de como, sob a perspectiva de Gramsci, atua a hegemonia do cristianismo no país, e, antes, como este vem se estabelecendo ao longo dos séculos como a religiosidade principal do país, ainda que não oficializada em todas épocas. Ademais, não havendo um esforço em tentar minimizar os efeitos de um processo histórico, percebe-se que a laicidade não ocorre de forma plena, mas permite a luta mínima de grupos não-hegemônicos por liberdade religiosa e, por outro lado, pode dar espaço a um reforço de discursos não condizentes com a realidade, mas que, pela literalidade da lei, não a confrontam. Nesse sentido, o atual Presidente Jair Bolsonaro, ao explorar a narrativa de um messias habilitado para o exercício do seu cargo, bem como de um cristão atacado por forças opositoras, através dos seus eleitores e apoiadores, em grande maioria cristãos evangélicos, reforça deliberadamente um sentimento de cruzada e luta pela hegemonia religiosa no país.-
Descrição: dc.descriptionReligions are a relevant part of social construction. Thus, they have an intimate relationship with cultural, social, racial and economic aspects, influencing to a greater or lesser extent, the lives of many Brazilians. Religions that have been freely developing itself in society for centuries, including those linked to the State, certainly have a greater influence in society than those that those originating from marginalized groups. In this sense, this paper analyses the relationship between the President and his supporters builds itself, as well as how this relationship is able to influence the existence of a Christian egregore that pursuits the public space domain and induce, even more, a retreat by the non-hegemonic religions. Furthermore, this paper analyses how, by Gramsci’s perspective, the Christianism hegemony acts in the country and, above that, how has this been establishing itself over the centuries as the main religiosity of the country, even if not made official at all times. Furthermore, as there is no effort to try to minimize the effects of a historical process, it is clear that secularity does not occur fully, but allows to the non-hegemonic groups a minimal struggle for religious freedom and, on the other hand, it can give space to a reinforcement of discourses that are not con-istent with reality, but which, due to the literalness of the law, do not confront it. In this sense, the current President Jair Bolsonaro, by exploring the narrative of a messiah qualified to his job, as well as a Christian attacked by opposing forces, through his voters and supporters, mostly evangelical Christians, deliberately re- inforces a feeling of crusade and struggle for religious hegemony in the country.-
Descrição: dc.description47-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireito Constitucional-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Fundamentais-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade religiosa-
Palavras-chave: dc.subjectBolsonarismo-
Palavras-chave: dc.subjectReligiões-
Palavras-chave: dc.subjectDireito constitucional-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos fundamentais-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade religiosa-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectBolsonaro, Jair, 1955 --
Palavras-chave: dc.subjectConstitucional Law-
Palavras-chave: dc.subjectFundamental Rights-
Palavras-chave: dc.subjectReligious freedom-
Palavras-chave: dc.subjectBolsonarism-
Palavras-chave: dc.subjectReligions-
Título: dc.titleA egrégora bolsonarista e o retorno das espiritualidades não-hegemônicas brasileiras ao espaço privado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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