Capacitação para a criatividade: testando a eficácia do ensino de técnicas de design thinking

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorFandiño, Sérgio Baltar-
Autor(es): dc.creatorSouza Júnior, David Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12103-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.12336045702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761665-
Descrição: dc.descriptionA criatividade é uma qualidade importante para o ser humano e essencial para evolução da humanidade. Tendo em vista tamanha importância, técnicas foram desenvolvidas para mensurar e estimular esse complexo e multifacetado constructo. A metodologia do Design Thinking (DT) é uma abordagem que dispõe de ferramentas que incitam a criatividade em diferentes cenários e tem sido frequentemente usada como modelo para resolução dos problemas de forma inovadora, utilizando-se, para tal, de estímulos criativos. Em sintonia com o que vem sendo afirmado na literatura, este trabalho, construído com base em três artigos submetidos e aprovados em congressos científicos, possui como objetivo testar a eficácia da disciplina “Design Thinking e a Inovação Empresarial” em uma turma de MBA, cuja ementa abrange a aplicação de técnicas de criatividade do DT. Para isso, através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), serão investigadas as técnicas de medição da criatividade em uso nas bases Scopus e Web of Science nos últimos cinco anos, selecionando para avaliação posterior a mais citada delas. Em seguida, por meio de um quase-experimento, atestar o aumento do nível de criatividade nos 25 estudantes de uma instituição do RJ, que compuseram o grupo experimental e em outros 18 estudantes de outra universidade, que formaram o grupo controle. E por fim, realizando um teste estatístico de comparação entre médias e amostras dependentes, contribuir para validação das técnicas de estimulo à criatividade do DT no contexto que foram ensinadas. Como resultados, constatou-se que o Teste de Pensamento Criativo de Torrance (TTCT) foi a técnica de medição da criatividade mais mencionada dentre as demais, que houve aumento dos scores de criatividade avaliados entre os participantes que formaram o grupo experimental e que as técnicas do DT são válidas no contexto no qual foram ensinadas, considerando a diferença estatisticamente significante nos índices de criatividade obtidos no pré tratamento e no pós tratamento.-
Descrição: dc.descriptionCreativity is an important quality for the human being and essential for the evolution of humanity. Given such importance, techniques were developed to measure and stimulate this complex and multifaceted construct. The methodology of Design Thinking (DT) is an approach that has tools that encourage creativity in different scenarios and has often been used as a model for solving problems in an innovative way, using creative stimuli. In line with what has been stated in the literature, this work, based on three articles submitted and approved in scientific congresses, aims to test the effectiveness of the discipline "Design Thinking and Business Innovation" in an MBA, this section covers the application of DT's creative techniques. To do this, through a Systematic Review of Literature (RSL), we will investigate the techniques of measurement of creativity in use in the Scopus and Web of Science bases in the last five years, selecting for later evaluation the most cited of them. Then, through a quasi-experiment, to attest the increase in the level of creativity in the 25 students of an institution in RJ, who composed the experimental group and in another 18 students from another university, who formed the control group. Finally, by performing a statistical test of comparison between means and dependent samples, contribute to the validation of the techniques of stimulus to the creativity of the DT in the context that were taught. As results, it was verified that the Torrance Tests of Creative Thinking (TTCT) was the technique of measurement of the most mentioned creativity among the others, that there was an increase in the creativity scores evaluated among the participants that formed the experimental group and that the techniques of DT are valid in the context in which they were taught, considering the statistically significant difference in the indices of creativity obtained in pre-treatment and post-treatment.-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectTeste de pensamento criativo de Torrance-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão sistemática da literatura-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectTécnica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCreativity-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectTorrance tests of creative thinking-
Palavras-chave: dc.subjectSystematic literature review-
Palavras-chave: dc.subjectNear-experiment-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical testing-
Título: dc.titleCapacitação para a criatividade: testando a eficácia do ensino de técnicas de design thinking-
Título: dc.titleTraining for creativity: testing the effectiveness of the teaching of design thinking techniques-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.