E a cultura?: O Centro Nacional de Referência Cultural e a identidade do Brasil (1975-1979)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKushnir, Beatriz-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paulo Knauss de-
Autor(es): dc.contributorLeite, João de Souza-
Autor(es): dc.contributorQuadrat, Samantha Viz-
Autor(es): dc.contributorAnastassakis, Zoy-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Luiza de Cavalcanti Azeredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761657-
Descrição: dc.descriptionO Brasil vivia, desde 1964, sob uma ditadura civil-militar. Na segunda metade dos anos 1970, com o aniquilamento da resistência armada, os embates pareciam adquirir moldes mais “suaves”, mesmo que só no invólucro. No intento de garantir uma outra imagem ao poder, o governo Geisel implementou esforços em políticas públicas que instituíssem a ideia de ações positivas, ou menos negativas. Atuando, assim, no desenvolvimento de políticas públicas no âmbito cultural. Uma destas ações foi o Centro Nacional de Referência Cultural, que iniciando seus trabalhos em 1975, funcionou por meio de convênios interministeriais que lhe subsidiariam até o ano de 1979, quando da sua fusão ao IPHAN. Ganhando visibilidade enquanto espaço vinculado ao Patrimônio, o Centro acaba perdendo a sua identidade inicial. Se hoje reconhecemos seu impacto na trajetória deste instituto, é necessário que travemos contato com os motivos que levaram a sua criação e percebamos em que momento e por quais razões o CNRC passa do campo do Design ao campo do Patrimônio. Como parte dessas estratégias, este trabalho abordará a importância das figuras de Severo Gomes, Wladimir Murtinho e Aloísio Magalhães para a formação do CNRC e, em que medida, estes intelectuais tiveram diferentes posicionamentos frente a esse projeto, balizando, assim, a sua atuação-
Descrição: dc.descriptionSince 1964, Brazil was experiencing a civil-military dictatorship. During the second half of the 1970s, with the annihilation of armed resistance, the conflicts seemed to acquire "softer" molds, even if only in the enclosure. In intention to assure another image to the power, The Geisel government implemented policies in efforts to institute the idea of positive actions, or less negatives. Acting thus, in the development of public policies in the cultural sphere. One of these actions was the National Center for Cultural Reference, which began its operation in 1975 and worked through inter-ministerial agreements that subsidize it until the year 1979, when its mergered to IPHAN. Gaining visibility as an area linked to Heritage, the Center lost its original identity. If today we recognize its impact on the trajectory of this institute, it is necessary to discuss the contact with the reasons that led to its creation and realize when and for what reasons the CNRC passes from the design field to the field of Heritage. As part of these strategies, this dissertaton will discuss the importance of the contributions from Severo Gomes, Wladimir Murtinho and Aloísio Magalhães to the formation of CNRC and in which point these intellectuals had different positions determining its activity-
Descrição: dc.description131 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCNRC-
Palavras-chave: dc.subjectESDI-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectCultura e desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectCentro Nacional de Referência Cultural (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectCulture and development-
Título: dc.titleE a cultura?: O Centro Nacional de Referência Cultural e a identidade do Brasil (1975-1979)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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