Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Joanir Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772078E6 | - |
Autor(es): dc.creator | Benicio, Maria Luiza Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761655 | - |
Descrição: dc.description | Este estudio es la memoria de la experiencia de formación en servicio vivida por la autora con las profesoras del Programa de Educação Juvenil PEJ, en el período de 1995 a 1997. Este experimento se realizó en el ámbito de la Rede Pública de Ensino do Município do Rio de Janeiro, en el contexto de un Programa en que el reto de pensar y hacer una escuela pública en favor de jóvenes y adultos de las camadas populares se enfrentó con coraje, creatividad y mucha lucha política por un grupo de profesionales de educación. La autora, que componía en la ocasión la coordinación central de PEJ en SME, hace en la investigación un rescate de su propia historia de formación para proyectarse y comprenderse, y va reflexionando sobre sus prácticas como formadora los trayectos practicados y compartidos con las profesoras, protagonistas de ese experimento y de la investigación. Por eso, se produjo el texto en diálogo con algunas de esas compañeras, del inicio al fin. De ese diálogo que rescata tantas historias, la autora va extrayendo y traduciendo los espacios en que la formación fue ocurriendo, y los sentidos que le fueron atribuidos en esta experimentación. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é a memória da experiência de formação em serviço vivida pela autora, com as professoras do Programa de Educação Juvenil PEJ, no período de 1995 a 1997. Esta experiência se fez no âmbito da Rede Pública de Ensino do Município do Rio de Janeiro, no contexto de um Programa onde o desafio de se pensar e fazer uma escola pública a favor de jovens e adultos das camadas populares foi enfrentado com coragem, criatividade e muita luta política, por um grupo de profissionais da educação. A autora, que integrava na época a coordenação central do PEJ na SME, faz na pesquisa um resgate de sua própria história de formação, como que para se ver e compreender, e a partir daí vai refletindo sobre suas práticas como formadora os percursos praticados e compartilhados com as professoras, protagonistas nessa experiência e na pesquisa. Por isso, o texto foi produzido em diálogo com algumas dessas parceiras, do princípio ao fim. Desse diálogo que resgata tantas histórias, a autora vai extraindo e traduzindo os espaços onde a formação foi se dando, e os sentidos que a ela foram atribuídos nesta experiência. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação em serviço | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Percursos da Formação: A experiência de formação em serviço no Programa de Educação Juvenil (SME/RJ) no período 1995 -1997 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: