Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monfardini, Rodrigo Delpupo | - |
Autor(es): dc.contributor | Rubinsztajn, Igor Kipper | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Vanessa Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Monfardini, Rodrigo Delpupo | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Letícia Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24097 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761651 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa pretende discutir particularidades da questão das condições da força de trabalho na realidade brasileira contemporânea, tendo como eixo central desta análise o conceito de superexploração da força de trabalho, referenciado pela obra de Ruy Mauro Marini expoente da teoria marxista da dependência. Uma vez que partimos da conjuntura de uma Reforma Trabalhista que vigora desde o ano de 2017, este estudo busca avaliar os motivos de implementação da Reforma através de interpretações críticas sobre a suposta modernização das leis trabalhistas. Sob essa ótica buscar-se-á embasar argumentos que possam sugerir que a mudança nas leis do trabalho acabou por gerar uma maior possibilidade de superexploração da força de trabalho, com embasamento legal. Para tanto foram elaboradas pesquisas empíricas sobre condições de trabalho no setor de comércio varejista em Campos dos Goytacazes (RJ) em duas etapas: através da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS-MTE) e pesquisa de campo com base em questionários. Na medida em que constataram-se indícios da superexploração da força de trabalho no setor em questão, essa pesquisa pretende lançar uma contribuição à discussão das questões contemporâneas da economia brasileira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superexploração da força de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma Trabalhista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comércio varejista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma trabalhista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mão-de-obra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Varejo | - |
Título: dc.title | Impacto da Reforma Trabalhista sobre as relações de trabalho em Campos dos Goytacazes (RJ): “modernização” das regras ou “superexploração da força de trabalho”? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: