Território, ser social e educação popular: diálogos a partir da experiência da articulação dos cursinhos populares da Zona da Mata mineira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Ivaldo Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorGiordani, Ana Cláudia Carvalho-
Autor(es): dc.contributorMaracci, Marilda Teles-
Autor(es): dc.creatorGomes Junior, José Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28997-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761637-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute inserção da Artculação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata nos processos de reinvenção dos territórios e descolonização do ser empreendido por uma ampla rede de movimentos sociais na Zona da Mata mineira. O trabalho busca refletir sobre os mecanismos desenvolvidos pelos cursinhos populares para garantir a existência de conexões entre os cursinhos populares e os demais movimentos sociais da região. Analisamos esses fenômenos por meio dos processos de aprendizagem propostos pelos cursinhos populares que integram a Articulação e, também através do processo de territorialização definido pela Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo discute la inserción de la Artculación de Cursos Populares en la Zona da Mata en los procesos de reinvención de territorios y descolonización que está siendo emprendido por una amplia red de movimientos sociales en la Zona da Mata de Minas Gerais. El trabajo busca reflexionar sobre los mecanismos desarrollados por los cursos populares para asegurar la existencia de conexiones entre los cursos populares y otros movimientos sociales de la región. Analizamos estos fenómenos a través de los procesos de aprendizaje propuestos por los cursos populares que componen la Articulação, y también a través del proceso de territorialización definido por la Articulação dos Cursinhos Populares da Zona da Mata.-
Descrição: dc.description120 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReinvenção dos territórios-
Palavras-chave: dc.subjectSer social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Popular-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia dos Sítios-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectTerritório-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social-
Palavras-chave: dc.subjectZona da Mata (MG)-
Palavras-chave: dc.subjectReinvención de territorios-
Palavras-chave: dc.subjectSer social-
Palavras-chave: dc.subjectEducación popular-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofía de los sitios-
Título: dc.titleTerritório, ser social e educação popular: diálogos a partir da experiência da articulação dos cursinhos populares da Zona da Mata mineira-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.