Atividades experimentais para o ensino de física ondulatória no ensino médio e NEJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorSousa, Guaracira Gouvêa de-
Autor(es): dc.contributorLara, Vitor de Oliveira Moraes-
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Simões de Sá-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Carolina Pinheiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:59:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:59:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6380-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761636-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho, descrevemos uma sequência didática para o ensino de física tendo como tema física ondulatória e voltada para o ensino médio e para a NEJA (Nova Educacao de Jovens e Adultos) com a utilização de atividades experimentais intercaladas com a apresentação teórica do conteúdo. As aulas foram desenvolvidas tendo o aluno como foco do processo ensino/aprendizagem, relacionando o tema com o cotidiano e áreas de interesse do mesmo, como acústica. Além dos experimentos tradicionais foram inseridas atividades com tablets/smartphones, equipamentos que os estudantes possuem conhecimento e grande interesse no seu uso. A ligação entre a teoria e a prática foi feita através de histórias em quadrinhos, vídeos e debates, desta forma, os adolescentes se sentem mais proximos da física. O desenvolvimento desta prática e as atividades utilizadas estão relatados a seguir-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionIn the present work, we describe a pedagogical sequence for teaching physics with ondulatory for students of high school and NEJA (New Education for Youngs and Adults) with the use of experimental activities interspersed with the theoretical presentation of the content. The classes were developed with the student as the focus of the teaching / learning process, relating the subject to everyday life and areas of interest such as acoustics. We have used both traditional experiments and activities with tablets / smartphones, equipments used for students because they show great interest in their use. The presentation of theory and practice has been made through comics, videos and further discussion. This work resulted in a product oriented to teachers of physics of high school and NEJA containing all the experiments and suggestions of class-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica ondulatória-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica quântica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectOndulatory-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental activities-
Título: dc.titleAtividades experimentais para o ensino de física ondulatória no ensino médio e NEJA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.