Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Carlos Antônio de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Carlos Antônio de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Maria Clélia Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor | Alverenga, Claudia Mara Barboza dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Kíssila Amanda da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:59:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:59:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761635 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o processo de produção de conhecimentos e de construção da pesquisa no curso de graduação em Serviço Social da UFF/Campos e a experiência da monitoria para o fortalecimento da pesquisa em Serviço Social. Recorre inicialmente a uma releitura da trajetória da profissão nas últimas décadas, objetivando apreender o processo de construção do Serviço Social como área produtora de conhecimentos, bem como sua aproximação com as ciências sociais. Para tanto, recorreu-se a estudo bibliográfico e a uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, através de questionário, disponibilizado a duas docentes do curso de graduação em Serviço Social da UFF/Campos. As analises que seguirão buscam problematizar a pesquisa na formação profissional do Bacharel em Serviço Social, no qual precisa se constituir como instrumento estratégico para o trabalho profissional. Destaca ainda para a experiência em monitoria na disciplina de pesquisa em Serviço Social, como momento de construção de novas analises e percepções, onde o graduando está experimentando a relação acadêmico-científica e “aprendendo a fazer pesquisa na graduação”. | - |
Descrição: dc.description | The present work of conclusion of contest aims to analyze the process of knowledge production and research in the graduation course in Social Service of UFF / Campos and a monitoring experience to strengthen research in social work. He recruited a re-reading of the trajectory of the profession in the last decades, aiming at the process of construction of Social Service as a knowledge producing area, as well as its approximation with social discipline. To do so, a qualitative field research was used, through the questionnaire, two undergraduate teaching staff were offered in Social Service of the UFF / Campos. The researches that search for problems in the professional formation of the Bachelor in social work, do not qualify as precise tools for professional work. Developments for the monitoring experience of Social Service research, such as the moment of construction of new analyzes and perceptions, where an academic-scientific research is developed and "learning to do research in the undergraduate". | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento de reconceituação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa em Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção de conhecimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reconceptualization movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research in social work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge building | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoring | - |
Título: dc.title | A pesquisa na formação em graduação em Serviço Social: relato da experiência de monitoria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: